![]() |
Teste de Tarola - Mapex Black Panther Maple 14x5,5' com Shure SM58
Boas pessoal,
hoje fui experimentar a gravar o som da minha tarola para mostrar ao pessoal. Trata-se de uma Mapex Black Panther em Maple (Thomann Special Edition) com peles Remo Ambassador Coated (batente) e Remo UT (origem, resposta). O som foi gravado com um micro Shure SM58. Inicialmente tenho 1 peça de Moongel, depois metade e depois sem nada. http://soundcloud.com/jony_ramos99/t...anther/s-ppnZC Peço desculpa pelo ruído, mas é por motivos do local onde gravei.. Espero que gostem, comentem ;) Abraços! |
Re: Teste de Tarola - Mapex Black Panther Maple 14x5,5' com Shure SM58
Algo se passa, a tarola não tem corpo, mal se ouve a snare, humm, vais ter de mexer aí em alguma coisa :icon_confused: A tarola é espectacular mas esse som não lhe faz justiça...Abraço
|
Boas João,
não dei atenção à equalização da Mesa, e estava com os Graves no mínimo (reparei agora), daí ser pouco notável o corpo da tarola (que na realidade tem). Penso que não se ouvir a snare tem a ver por ter micado apenas na pele batente. Abraço |
Sim sim eu sei que a tarola tem corpo, tens aí uma menina impecavel ;) Do que estava a falar era exactamente da equalização, tu melhor que niguém sabes que o som da tua tarola não é o som que tu ouves nesse clip, por isso é que disse que tinhas de mexer aí umas coisinhas ;) Cheira-me que não são só os graves que falham, eu percebo pouco de mesas mas parece-me que também lhe falta agudos e que está com pouco gain (abertura do micro)...
|
Se queremos mostrar/fazer um teste o mais fiel possível ao material que temos convém ter alguns cuidados na captação. Isto para evitar falsas conclusões por parte de quem vê/ouve os testes.
Para começar, não pode haver equalização na mesa e o gain o mais reduzido possível. Este é o ponto de partida para não influenciar o som natural da tarola. Depois, trabalhar/procurar o melhor spot para o micro de forma a captar o som natural e o corpo da tarola. Só depois é que se pode corrigir as diferenças sonoras com a equalização entre o que ouvimos e aquilo que o micro capta. Chegar, colocar um micro, ligar a mesa, não olhar sequer para a equalização, gravar e usar esta gravação como mostra/teste da tarola é um erro. A ideia é boa e de louvar, a concretização da ideia é que foi mal executada. |
Excelente ideia e aqui fica o meu agradecimento muito especial pela iniciativa (que venham muito mais!)
No entanto, e mesmo sabendo que sou muito nabo nas coisas da captação de som, tenho para comigo que a melhor forma de captar som para fazer demonstrações acústicas com videos na net (sejam elas de que natureza for) é utilizar SOMENTE dois micros (para fazer estereo) de condensador... Coloca-se um à esquerda e outro à direita e segue-se para bingo... (corrijam-me por favor, pois sei que isto está a ser escrito com base na minha percepção pessoal e nada em estudos comprovados...) AGORA, MUITO IMPORTANTE mesmo: Sabendo que micros de condensador são CAROS para caramba, é precisamente por isso que comecei por te dar os parabéns e PEDIR MAIS, nem que seja só com os micros das câmaras de filmar (MAS, de preferência, SEMPRE em estereo!) :) |
São agora 20:08. (horário GMT +1) |
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com