BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=12)
-   -   Baquetas (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=28641)

f87oliveira Qua, 18 de Janeiro de 2012 02:52

Baquetas

Boas noites pessoal, eu postei este mesmo texto á pouco noutro local mas penso que se calhar não era o indicado :animal:

Eu comecei recentemente a aprender a tocar bateria, em casa, checkando uns tutorias e quê!!

Mas uma dúvida que me assaltou (entre muitas outras) recentemente tem que ver com a forma correcta de atacar os pratos?!?! Quer dizer em termos de se o correcto será usar a ponta da baqueta ou o corpo? Será uma questão de técnica, gosto ou durabilidade do material?
Pois eu reparei recentemente, principalmente ao conduzir o beat com o Ride, que uso o corpo da baqueta e não a ponta desta. E pensei será correcto, ou não estarei a usufruir da total potencialidade/sonoridade do prato se não usar a ponta?....
Questões existenciais ahahahah

Peço aí uma dicazinha ao pessoal

Abraço.

Johnny25 Qua, 18 de Janeiro de 2012 04:07

Re: Baquetas

Boas!

A maneira de atacar os pratos depende muito do som que desejas obter deles!
Por exemplo, eu adoro atacar a bell do ride, mas há quem prefira atacá-lo no corpo ou mesmo até no edge do mesmo devido à sua preferência de som.
A técnica que deves ter é para lhes acertares de maneira correcta para prevenir danos neles.
Normalmente para usar o ride utiliza-se a ponta da baqueta para dar mais definição ao som, na minha opinião só se utiliza o corpo da baqueta para quem deseja obter um som mais "washhh" do ride... O meu conselho é que no ride uses a ponta da baqueta para atacar o corpo e a bell deste ;)
Quanto aos outros pratos (crashes, splashes, chinas e afins) o conceito de ataque é o mesmo embora se use a grande maioria das vezes o corpo da baqueta e não a ponta desta para se obter aquele som mais "tschhhh"!
Isto são as minhas opiniões, mas pode ser que venha pessoal mais experiente e te dê mais umas dicas ;)
De qualquer forma, espero ter sido útil!

Abraços :icon_drummer:

enes Qua, 18 de Janeiro de 2012 11:29

desculpa discordar Johny quando dizes para atacar o bell com a ponta da baqueta...

temos que ver as vibraçoes dos pratos... o ride, é um prato largo , automaticamente a vibraçao será mais fina e prolongada... se bateres com a ponta da baqueta no ride ( sem ser no bell do ride ) terás uma vibraçao sempre coesa e nao danificará a curto termo a baqueta, por consequente , terás uma ligeira vibraçao na baqueta que nao afectará o pulso.
se bateres no bell do ride com a ponta da baqueta, teras um ping leve, suave, mas nao definido. em consequencia disso, visto o bell ser mais grosso, redondo, forte, terás uma ligeira vibraçao na baqueta que afectará a propria em curto espaço de tempo.
se bateres no bell com o pescoço da baqueta, terás um ping definido, mais vibraçao na baqueta e mais força no pulso, mas nao afectará a baqueta em curto espaço de tempo.
se bateres no rebordo do ride para fazer wash... terás muita vibraçao no prato, mas nada definido... geralmente utiliza-se para crescendos.

o crash, como o nome indica, serve para crashar obter o maximo de barulho do prato, por isso deve-se crashar com o corpo ou pescoço da baqueta, nunca com a ponta, senao a baqueta , talvez , nao chegue ao fim do concerto inteira.

o hi-hat.... pode-se tocar com qualquer parte do corpo consoante aquilo que se pretenda fazer com o som.... geralmente utiliza-se a ponta da baqueta no primeiro stroke e no segundo stroke, para definir tempos e contratempos, utiliza-se o pescoço da mesma ou vice versa.

como eu toco :
hi-hat = ponta e pescoço consoante a açentuaçao.
splash = pescoço
crash = pescoço
ride = ponta aprox a meio do prato e pescoço no bell
china = pescoço

abraço

f87oliveira Qua, 18 de Janeiro de 2012 12:30

Começar a trabalhar nisso, e atacar os pratos correctamente. Por acaso algumas das técnicas que referiram vai realmente de encontro ao que tenho vindo a fazer, umas das excepções é o usar o corpo da baqueta no bell do Ride quando deve ser das poucas situações em que uso a ponta ahahah

Obrigado aí pelas dicas passoal :beer3:

Johnny25 Qua, 18 de Janeiro de 2012 15:13

Estás à vontade para discordar :)
Assim até me tiraste e explicaste dúvidas que tinha acerca da forma de tocar!
Obrigado :)

Abraços :icon_drummer:

São agora 17:28. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com