BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Tutoriais, Bricolage e Faça-Você-Mesmo (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=36)
-   -   Colar a fórmica/pelicula (antes que descolar "à séria") (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=28787)

unamed Dom, 29 de Janeiro de 2012 00:10

Colar a fórmica/pelicula (antes que descolar "à séria")

2 Anexo(s)
Boas,

após uma longa ausência bateristica devido a problemas de saúde e me ter quase desfeito de todo o material que tinha, resolvi arranjar uma acústica para recomeçar, que não muito cara e transportável.
Adquiri uma Pealr Rhythm Traveler, que me pareceu estar em bom estado, sem muito uso, tudo ok.

Mas só à pouco reparei que a fórmica de dois dos timbalos está um pouco descolada no inicio. Não aparenta ser grave, mas quero resolver já, antes que propague e comece a descolar "à séria".

Acham que super cola ou cola de contacto resolve o problema? Também pensei se será solução, prender o inicio da película no lado em que não tem aro.

Em anexo 2 fotos ondem podem ver onde começou a descolar
Obrigado

Simao Pedro Sa Dom, 29 de Janeiro de 2012 02:32

Re: Colar a fórmica/pelicula (antes que descolar "à séria")

Na minha opinião, tiras tudo fora e colas tudo de novo, isto porque se começas a fazer "emendas", há de ter sempre qualquer ponto que acaba por descolar...

Tira os lugs e descola o acabamento devagar para não estragar nada (usa uma espatula com jeitinho), e depois raspas a cola toda (usa uma lixa fina) e colas tudo novamente! Assim fica um trabalho bem feito e de certeza que nunca mais vais ter problemas com isso!:)

enes Dom, 29 de Janeiro de 2012 11:02

boas !
tens que ver se a pelicula só tem cola na parte que emenda as duas pontas ou se tem cola em toda a madeira, relativamente na parte superior e inferior, sa caso nao tiver em toda a madeira aconselho-te a retira-la por completo e a cola-la de novo.

outra dica:
eu adoro baterias onde se vê a madeira, se caso vires que a pelicula continuará a descolar-se... tira tudo fora e enverniza os cascos...
fica lindissima...

unamed Dom, 29 de Janeiro de 2012 17:27

Boas,

vou seguir os vossos conselhos e ver ate onde tem cola. Parece me ter em toda a fórmica, mas ao mesmo tempo apenas ao inicio da fórmica se repara um certo volume, só mesmo tirando os parafusos. Vou tentar fazer isso já durante a semana.

A ideia de ficar só com a madeira até não me desagrada, mas estou inclinado para manter a pelicular preta, pelo menos durante uns tempo, para proteger mais a bateria. No caso de depois querer envernizar, é coisa simples?

Que cola aconselham para colar a formica?

Cumprimentos

Simao Pedro Sa Seg, 30 de Janeiro de 2012 23:24

A cola branca, é barata, cola bem, e não estraga nada a madeira!:)

Moe Tucker Ter, 31 de Janeiro de 2012 13:36

Não consegues colar fórmica com cola de madeira (vulgo cola branca). A tua suposição inicial estava correcta, a cola a usar é cola de contacto.

Tem atenção que na zona a colar, deves retirar toda a cola antiga (pode-se fazer com alcool isopropílico ou caso seja preciso algo mais forte com diluente).

Boa sorte com isso! Abraços

Sixxen Ter, 31 de Janeiro de 2012 20:21

Citação:

Mensagem Original de enes (Mensagem 235452)
"...eu adoro baterias onde se vê a madeira, se caso vires que a pelicula continuará a descolar-se... tira tudo fora e enverniza os cascos...
fica lindissima..."

Boas Enes. Deste-me uma excelente ideia. Isto porque me parece que o som poderá ficar mais "aberto" e interessante, e porque por outro lado a minha bateria é cinzenta, ou seja, é complicado arranjar peças da mesma cor... Mas a minha questão é qual o verniz que achas melhor, e quantas camadas se deverá dar.

Abraço;)

Simao Pedro Sa Ter, 31 de Janeiro de 2012 20:29

Citação:

Mensagem Original de Moe Tucker (Mensagem 235595)
Não consegues colar fórmica com cola de madeira (vulgo cola branca). A tua suposição inicial estava correcta, a cola a usar é cola de contacto.

Tem atenção que na zona a colar, deves retirar toda a cola antiga (pode-se fazer com alcool isopropílico ou caso seja preciso algo mais forte com diluente).

Boa sorte com isso! Abraços

Atenção que a cola de contacto liberta gases, e depois de colado pode ganhar bolhas de ar..

Moe Tucker Qua, 1 de Fevereiro de 2012 12:12

Citação:

Mensagem Original de Simao Pedro Sa (Mensagem 235615)
Atenção que a cola de contacto liberta gases, e depois de colado pode ganhar bolhas de ar..

Sim, é verdade. Mas não vais conseguir de forma alguma colar fórmica a um casco com cola de madeira. :icon_confused:

Precisas de uma cola que ao final de 10/15min esteja já com uma aderência muito grande, para que quando encostares a fórmica ela agarrar logo e já não se mexer mais. Com a cola de madeira não consegues isso.

Abraço

São agora 20:14. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com