![]() |
Ferrugem nos pratos - que fazer?
Boas pessoal!
Pois é, fui dar com uma «caganitazita» de ferrugem no meu ride, e o mais incrível é que parece-me que ela se desenvolveu apartir de uma das mtas marcas deixadas no prato pela ponta de feltro das baquetas. Será isto possível? Sei que a ferrugem se desenvolve a partir da humidade e sinceramente isto parece-me pouco provável já que costumo tapar sempre a bateria toda depois de tocar e tenho ainda mais alguns cuidados. O modelo do prato também não ajuda assim como a sua idade cronológica: são uns Zildjian Scimitar. A minha questão é mesmo: o que fazer? Será aconselhável passar uma lixa mto fininha no «caganito» de ferrugem? |
Eu aconselhava-te a comprares uma garrafinha de um bom produto desoxidante (no bricomarché arranjas um muito bom com esse nome "desoxidante" e custa pouco mais de 2 euros - é uma garrafinha translucida com um liquido rosado). Pegas num cotonete, e aplicas uma gota em cima do piquinho de ferrugem. esperas entre 5 a 10 minutos e limpas. Se achares necessário, repete o procedimento. O que esse produto vai fazer é uma reacção química e transformar o óxido de ferro num material quimicamente inerte. Assim evitas lixar (literalmente) o prato!
Eu usei este produto directamente sobre cromados e recomendo vivamente. Não só acabou com a ferrugem, como deixou os cromados (hoops e lugs) com um brilho inigualável. Espero ter ajudado. |
De certeza q é ferrugem???
Tenho um prato igual e nunca tive ferrugem no prato, nem em nenhum dos outros, e olha q a minha garagem é muito humida, tenho as ferragens todas ferrugentas. Passa com um pouco de palha d'aço e aplica um óleozito, e está feito. |
Ferrugam (óxido de ferro) certamente que não é! Os pratos não são feitos de ferro!
Quanto muito, pode ser talvez óxido de BRONZE (cobre + estanho) ou óxido de LATÃO (cobre + zinco)...! (não sei qual é a liga dos Scimitar, mas desconfio que seja latão...) Por outro lado, questiono-me se a série Scimitar valerá a pena o trabalho... :icon_confused: |
Citação:
tb acho estranho ser ferrugem...não será verdete ou coisa do género? já tentaste limpar o prato com os liquidos de limpeza? |
Se quiseres, pega num esfregão de palha-de-açõ da cozinha (de malha fina), que são usados para esfregar as panelas e usa nos pontos que tem a ferrugem (oxidação).
|
prato
Como já foi dito, não acredito que seja ferrugem, visto os pratos não são feitos á base de ferro, mas podes fazer assim, passas uma lixa fininha (tipo grão 1200 ou 1500) onde o prato se encontra oxidado e depois dás uma polidela. Fica impeck:icon_confused:
|
SIm, eu também acho que não será ferrugem, será oxidação simples do bronze.
|
Ferrugem Nos Pratos!?!?!?!?!!?!?!?!?!?!!?!?!?!?!?!!??! :o
|
Não serão umas manchas pretas? Ferrugem em pratos é muito difícil de encontrar. Eu já tive umas manchas pretas formadas pelas baquetas e por não ter limpo o prato durante uns tempos. Faz o que já te disseram, o esfregãozito com o liquido de limpeza e problema resolvido!
|
Se não é ferrugem é latugem;) ...o que quer que seja passa com um esfregao desses de malha fina e deve sair!
Abraço |
Citação:
Epá se é ferrugem se é latugem não faço a mínima... de química percebo mto pouco, mas como é óbvio pareceu-me ferrugem devido á sua côr. Vou tentar tirar pic e pôr aqui. Em relação á questão de valer a pena cuidar daquilo ou não a resposta é mesmo vale, visto ser o único Ride que tenho e posso ter num futuro próximo portanto ou isso ou nada!!! Pessoal obrigado pela atenção e pelos conselhos. Mto fixe!!:rocker: |
Ferrugem ou "latugem" vai tudo dar ao mesmo o metal é diferente mas o processo é o mesmo, a oxidação do ferro chama-se vulgarmente de ferrugem e a do bronze e/ou latão é mais conhecida como "verdete".
Limpa c a palha d'aço (fininha e sem sabão) q isso sai. |
São agora 18:49. (horário GMT +1) |
Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com