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João Almeida Qua, 12 de Março de 2008 00:06

Que peles de resposta para obter um som grave? E como afina-las? Pede-se opiniões.
 
Boas pessoal,penso q tanto eu,como muita gente tem a ideia errada de q as peles de resposta não são nada de importante.
Pensamos q o q interessa são as peles batentes que destruimos com as baquetas,mas a verdade é q as peles de resposta influenciam MUITO o som q obtemos.

Eu gostava de me dessem opinioes sobre q peles de resposta devemos colocar para obtermos um som grave,e como devem ser afinas em relação as peles principais.

[]

Miguel Martinho Qua, 12 de Março de 2008 09:33

Re: Peles de resposta
 
A pele de baixo dá essencialmente o sustain. O tom vem mais de cima e da madeira que da pele de baixo (tem alguma influência, mas não é a essencial).
Se queres um sustain curto, coloca peles de filme mais grosso (quanto mais grosso, menos sustain e harmonicos vais ter).
Se procuras um som mais grave/rock, aperta mais as peles de baixo que as de cima.

As peles de baixo influenciam mas não tanto como isso. Não sou só eu que o digo como muitos profissionais do meio.
É possível teres bom som com umas peles más em baixo e boas em cima, mas é quase impossível teres bom som com boas peles em baixo e más em cima.

Nunca comprei peles para baixo, sempre usei as que vinham nas baterias que tive e tenho.


Esta é a minha idea. Claro que estou aqui também à espera que alguém acrescente valor à discussão e me faça ver as coisas de maneira diferente.

enes Qua, 12 de Março de 2008 10:03

Re: Peles de resposta
 
olha ! até nunca reparei a serio nas peles de baixo ! só lhes dei uma afinação para o som que queria
e concordo plenamente . pouco interesse têm
alias muitos bons grupos não utilizam peles na parte de baixo
ao gosto do fregues.

tonydr1ve Qua, 12 de Março de 2008 16:03

Re: Peles de resposta
 
Boas a todos.

Permitam-me discordar em absoluto com isso de que as peles de resonância têem pouca importância no som.
Se tiveres umas peles fracas o som vai ser "morto", a bateria não vai ter vida.
Mesmo que o objectivo seja um som grave e seco, a pele de resonância é que, estando em boas condições vai permitir que o som fique seco ou totalmente aberto.

Eu, na minha opinião, tento dar mais importância ao conjunto de "batter" + "resonant" do que propriamente às peles individualmente.

Podes seguir este link para veres os conjuntos podes usar para atingir o objectivo/som que queres:

http://home.earthlink.net/~prof.sound/id5.html

Diverte-te!!!

Um abraço.

Tony_DR1VE

enes Qua, 12 de Março de 2008 16:32

Re: Peles de resposta
 
ainda bem que se aprende alguma coisa neste forum.
:cheer3: :cheer3: :cheer3: :cheer3: :cheer3: :cheer3: :cheer3: :cheer3: :cheer3: :cheer3: :cheer3: :cheer3: :cheer3: :cheer3: :cheer3:

João Almeida Qua, 12 de Março de 2008 16:35

Re: Peles de resposta
 
Realmente aprendesse mesmo :D

Obrigado a todos pelas respostas! :D Abraço!

Miguel Martinho Qua, 12 de Março de 2008 16:40

Re: Peles de resposta
 
A nível de peles de resposta, tenho em consideração só para a tarola e bombo (em especial a da tarola porque eu não gosto de buzz).
Para os timbalões nunca liguei muito.

Aly Qua, 12 de Março de 2008 18:05

Re: Peles de resposta
 
Citação:

Mensagem Original de Miguel Martinho
A nível de peles de resposta, tenho em consideração só para a tarola e bombo (em especial a da tarola porque eu não gosto de buzz).
Para os timbalões nunca liguei muito.

Bombo? LoL

Eu cá ligo mais às dos timbalões do que às do bombo...

Miguel Martinho Qua, 12 de Março de 2008 18:54

Re: Peles de resposta
 
Citação:

Mensagem Original de Aly
Bombo? LoL

Eu cá ligo mais às dos timbalões do que às do bombo...

Um pele porreira na resposta pode fazer com que tenhas, p.ex., um bombo de 22" sem nada lá dentro.
Neste campo a melhor experiência que tive foi no conjunto Aquarian SKII no batente e uma Regulator na resposta. Bombo de 22" sem nada lá dentro e com um kick brutal.

tonydr1ve Qua, 12 de Março de 2008 19:00

Re: Peles de resposta
 
Boas novamente.
Miguel, falaste numa cena que me irritou profundamente até há uns tempos atrás: o maldito BUZZ. :))

Mas depois de falar com o técnico de som que normalmente acompanha a banda, cheguei à conclusão (e depois por experiência própria), que o buzz só nos incomoda a nós bateristas.
E sim, é verdade. Incomoda bués. Pelo menos a mim incomodava até aprender a "viver" com essa questão.
Quando a malta está toda a tocar junta, tanto o buzz como o "excesso" de resonância dos timbalões só servem para potenciar e propagar o som da bateria.
Por isso é que a bateria sem amplificação é afinada de maneira um pouco diferente do que se fosse para ser amplificada. Eu pelo menos tenho essa preocupação e dá resultado. (passo a explicar)
Nos ensaios, mais seca um pouco (até uso O-rings), para não "incomodar" o resto da malta, e ao vivo o mais aberta possível porque o técnico depois com os "noise gates" e o "threshold" controla o excesso.
Seca demais é que não dá para aumentar a ressonância.


Experimentem. É a base para chegar a qualquer lado.

Abraços.

Tony_DR1VE

Miguel Martinho Qua, 12 de Março de 2008 19:12

Re: Peles de resposta
 
Eu nos ensaios também costumo usar a bateria mais seca, aliás, a bateria de ensaios não é a mesma que uso ao vivo.

Quando vou tocar ao vivo, e como actualmente toco mais em bares do que em palcos onde precise de micar a bateria, também tenho a tendência de deixar a bateria soar ao máximo. Não uso abafadores de qualquer espécie nas peças e tenho a tarola a tocar alto de maneira a quando tenho que micar algumas peças, não o tenha de fazer na tarola (poupança de micros em espaços pequenos).

Acerca do buzz, realmente enquanto estamos a tocar todos não se nota (ninguém se queixa apesar de eu ouvir o ruído). Mas quando estamos em partes mais calmas, ou está só uma guitarra ou baixo a tocar o buzz irritava-me e também a 1 guitarrista que tive (o gajo tem muito bom ouvido).
Tanto pesquisei, tanto testei que agora o buzz que tenho na tarola é praticamente nulo e ao mesmo tempo a tarola está com um som alto e com um estalo que em tempos não sabia como o conseguir. É verdade que o estilo que toco dá para ter assim a tarola, na volta se tocasse um género de música que precisasse de uma resposta maior do registo provavelmente teria mesmo que me adaptar a essa "porra" do buzz.

shorebrak Qui, 13 de Março de 2008 02:51

Re: Peles de resposta
 
Citação:

Mensagem Original de tonydr1ve

Podes seguir este link para veres os conjuntos podes usar para atingir o objectivo/som que queres:

http://home.earthlink.net/~prof.sound/id5.html

Diverte-te!!!

Um abraço.

Tony_DR1VE


Ganda site!!
Obrigadão.. vê se por ai tantos sites mas nao dizem nada..

Infernalord Ter, 15 de Abril de 2008 15:33

Re: Peles de resposta
 
Citação:

Mensagem Original de Miguel Martinho (Mensagem 51095)
Um pele porreira na resposta pode fazer com que tenhas, p.ex., um bombo de 22" sem nada lá dentro.
Neste campo a melhor experiência que tive foi no conjunto Aquarian SKII no batente e uma Regulator na resposta. Bombo de 22" sem nada lá dentro e com um kick brutal.

Conseguiste um som fixe sem fazer "PÉUM!" ?


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