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Que peles de resposta para obter um som grave? E como afina-las? Pede-se opiniões.
Boas pessoal,penso q tanto eu,como muita gente tem a ideia errada de q as peles de resposta não são nada de importante.
Pensamos q o q interessa são as peles batentes que destruimos com as baquetas,mas a verdade é q as peles de resposta influenciam MUITO o som q obtemos. Eu gostava de me dessem opinioes sobre q peles de resposta devemos colocar para obtermos um som grave,e como devem ser afinas em relação as peles principais. [] |
Re: Peles de resposta
A pele de baixo dá essencialmente o sustain. O tom vem mais de cima e da madeira que da pele de baixo (tem alguma influência, mas não é a essencial).
Se queres um sustain curto, coloca peles de filme mais grosso (quanto mais grosso, menos sustain e harmonicos vais ter). Se procuras um som mais grave/rock, aperta mais as peles de baixo que as de cima. As peles de baixo influenciam mas não tanto como isso. Não sou só eu que o digo como muitos profissionais do meio. É possível teres bom som com umas peles más em baixo e boas em cima, mas é quase impossível teres bom som com boas peles em baixo e más em cima. Nunca comprei peles para baixo, sempre usei as que vinham nas baterias que tive e tenho. Esta é a minha idea. Claro que estou aqui também à espera que alguém acrescente valor à discussão e me faça ver as coisas de maneira diferente. |
Re: Peles de resposta
olha ! até nunca reparei a serio nas peles de baixo ! só lhes dei uma afinação para o som que queria
e concordo plenamente . pouco interesse têm alias muitos bons grupos não utilizam peles na parte de baixo ao gosto do fregues. |
Re: Peles de resposta
Boas a todos.
Permitam-me discordar em absoluto com isso de que as peles de resonância têem pouca importância no som. Se tiveres umas peles fracas o som vai ser "morto", a bateria não vai ter vida. Mesmo que o objectivo seja um som grave e seco, a pele de resonância é que, estando em boas condições vai permitir que o som fique seco ou totalmente aberto. Eu, na minha opinião, tento dar mais importância ao conjunto de "batter" + "resonant" do que propriamente às peles individualmente. Podes seguir este link para veres os conjuntos podes usar para atingir o objectivo/som que queres: http://home.earthlink.net/~prof.sound/id5.html Diverte-te!!! Um abraço. Tony_DR1VE |
Re: Peles de resposta
ainda bem que se aprende alguma coisa neste forum.
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Re: Peles de resposta
Realmente aprendesse mesmo :D
Obrigado a todos pelas respostas! :D Abraço! |
Re: Peles de resposta
A nível de peles de resposta, tenho em consideração só para a tarola e bombo (em especial a da tarola porque eu não gosto de buzz).
Para os timbalões nunca liguei muito. |
Re: Peles de resposta
Citação:
Eu cá ligo mais às dos timbalões do que às do bombo... |
Re: Peles de resposta
Citação:
Neste campo a melhor experiência que tive foi no conjunto Aquarian SKII no batente e uma Regulator na resposta. Bombo de 22" sem nada lá dentro e com um kick brutal. |
Re: Peles de resposta
Boas novamente.
Miguel, falaste numa cena que me irritou profundamente até há uns tempos atrás: o maldito BUZZ. :)) Mas depois de falar com o técnico de som que normalmente acompanha a banda, cheguei à conclusão (e depois por experiência própria), que o buzz só nos incomoda a nós bateristas. E sim, é verdade. Incomoda bués. Pelo menos a mim incomodava até aprender a "viver" com essa questão. Quando a malta está toda a tocar junta, tanto o buzz como o "excesso" de resonância dos timbalões só servem para potenciar e propagar o som da bateria. Por isso é que a bateria sem amplificação é afinada de maneira um pouco diferente do que se fosse para ser amplificada. Eu pelo menos tenho essa preocupação e dá resultado. (passo a explicar) Nos ensaios, mais seca um pouco (até uso O-rings), para não "incomodar" o resto da malta, e ao vivo o mais aberta possível porque o técnico depois com os "noise gates" e o "threshold" controla o excesso. Seca demais é que não dá para aumentar a ressonância. Experimentem. É a base para chegar a qualquer lado. Abraços. Tony_DR1VE |
Re: Peles de resposta
Eu nos ensaios também costumo usar a bateria mais seca, aliás, a bateria de ensaios não é a mesma que uso ao vivo.
Quando vou tocar ao vivo, e como actualmente toco mais em bares do que em palcos onde precise de micar a bateria, também tenho a tendência de deixar a bateria soar ao máximo. Não uso abafadores de qualquer espécie nas peças e tenho a tarola a tocar alto de maneira a quando tenho que micar algumas peças, não o tenha de fazer na tarola (poupança de micros em espaços pequenos). Acerca do buzz, realmente enquanto estamos a tocar todos não se nota (ninguém se queixa apesar de eu ouvir o ruído). Mas quando estamos em partes mais calmas, ou está só uma guitarra ou baixo a tocar o buzz irritava-me e também a 1 guitarrista que tive (o gajo tem muito bom ouvido). Tanto pesquisei, tanto testei que agora o buzz que tenho na tarola é praticamente nulo e ao mesmo tempo a tarola está com um som alto e com um estalo que em tempos não sabia como o conseguir. É verdade que o estilo que toco dá para ter assim a tarola, na volta se tocasse um género de música que precisasse de uma resposta maior do registo provavelmente teria mesmo que me adaptar a essa "porra" do buzz. |
Re: Peles de resposta
Citação:
Ganda site!! Obrigadão.. vê se por ai tantos sites mas nao dizem nada.. |
Re: Peles de resposta
Citação:
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