BateristasPT.com

BateristasPT.com (http://www.bateristaspt.com/forum//forum/forum.php)
-   Debates técnicos (Workshop, Clínica e Masterclasse "virtual") (http://www.bateristaspt.com/forum/forumdisplay.php?f=12)
-   -   O que devo fazer para corrigir a ressonância da minha Gretsch Catalina Maple? (http://www.bateristaspt.com/forum/showthread.php?t=9429)

JoseZ Qui, 28 de Agosto de 2008 16:23

O que devo fazer para corrigir a ressonância da minha Gretsch Catalina Maple?

Ora boas

Chegou então há pouco tempo a minha bateria. Afinei e tal, mas nos timbalões aquilo manteve-se muito ressonante

Consegui obter o mínimo de ressonância mas o som não me agradou

Tenho umas Evans G1 Clear por cima e por baixo tenho as originais da Gretsch

Deixo-vos então com a poll para votar

ja.ka.kanta Qui, 28 de Agosto de 2008 16:42

Re: Ressonância

Pá...
Se fosse eu não fazia nenhuma delas...
Metialhe rings...

JoseZ Qui, 28 de Agosto de 2008 16:44

Citação:

Mensagem Original de ja.ka.kanta (Mensagem 78736)
Pá...
Se fosse eu não fazia nenhuma delas...
Metialhe rings...

Não acaba por ser a mesma coisa do moongel?

Miguel Martinho Qui, 28 de Agosto de 2008 17:01

Entre rings e moongel, de longe que prefiro o moongel.
os rings provocam ruído, por vezes saem do sitio, com o tempo partem-se ou dobram-se, etc., etc.

Se tiveres as peles de cima já gastas ou meias mortas, eu trocava as peles. Se achas que as peles estão boas, mete moongel.

JoseZ Qui, 28 de Agosto de 2008 17:10

Pois, eu estava a pensar mesmo em Moongel

Já agora, tu votaste G2 Clear/ Remo Emperor Clear. Se puser estes modelos em Coated qual será a diferença?

E já agora, qual prefere entre G2 e Emperor?

Cumprimentos

inDyAno Qui, 28 de Agosto de 2008 18:38

Moongel, in my opinion, best solution ;D

enes Qui, 28 de Agosto de 2008 18:47

nao metas nada !
tenta afina-la de maneira a reduzir o maximo de ressonancia.
foi o que fiz...

JoseZ Qui, 28 de Agosto de 2008 18:52

Citação:

Mensagem Original de enes (Mensagem 78750)
nao metas nada !
tenta afina-la de maneira a reduzir o maximo de ressonancia.
foi o que fiz...

Mexendo na afinação faz com que a ressonância torne a aparecer

Não quero que desapareça totalmente mas não gosto de exageros

O timbalão de chão irritava mas mexendo ele até foi ao sítio, mas mesmo assim acho que metendo moongel dava-me mais espaço de manobra para afinar mais livremente e obter um som bem melhor

Também não custa nada tentar

Grolubao Qui, 28 de Agosto de 2008 19:13

Foste usar umas peles que por si mesmo permitem o máximo de resonância, o que não ajuda.

Não há possibilidade de mudares para os 2ply? Tipo G2?

RicardoG Qui, 28 de Agosto de 2008 19:26

e quando é que vamos ver essa bateria han?

Artur Jorge Qui, 28 de Agosto de 2008 19:45

Citação:

Mensagem Original de JoseZ (Mensagem 78731)
Ora boas

Chegou então há pouco tempo a minha bateria. Afinei e tal, mas nos timbalões aquilo manteve-se muito ressonante

Consegui obter o mínimo de ressonância mas o som não me agradou

Tenho umas Evans G1 Clear por cima e por baixo tenho as originais da Gretsch

Deixo-vos então com a poll para votar

...hmm...
Acho estranho que fales em "por baixo tenho as originais da Gretsch" porque a Gretsch usa peles Evans nas baterias que coloca novas no mercado.

De resto, Evans e Gibraltar são parceiros de grupo da Gretsch e todo o hardware de Gretsch é de linha Gibraltar e todas as peles, como atrás disse, são de linha Evans.

Em ambos os casos a Gretsch nem sequer usa a estratégia de colocar logotipos próprios nesse material, como acontece com a algumas marcas de referência.
(por ex: Yamaha e Sonor equipam as baterias novas com peles que trazem o sêlo "Yamaha / Sonor head made by Remo")

Mas dando uma dica construtiva:

Tenta usar apenas a chave para descobrires o melhor timbre/tom/som da tua bateria.
Escolhe as peles apenas em função do que pretendes que a tua bateria faça, mais propriamente se queres malhar heavy-metal ou se queres exprimir-te noutro estilo qualquer menos pesado, por exemplo.

Se fizeres uma poll a perguntar qual a melhor combinação de peles para "xpto" bateria usada para tocar numa banda de "xyz" estilo, há no forum pessoal experimentado o suficiente para te dar uma resposta conclusiva.

Abraço.

João Almeida Qui, 28 de Agosto de 2008 20:50

Citação:

Mensagem Original de Grolubao (Mensagem 78754)
Foste usar umas peles que por si mesmo permitem o máximo de resonância, o que não ajuda.

Não há possibilidade de mudares para os 2ply? Tipo G2?

Pessoal, não posso concoradr com voçes...

Vejam o que disse o Grolubão! Pq é mais do que obvio!

Pra que estao paraí a dizer, ah e tal mexe na afinação? Ele tem evans G1!!! sabem o q isso é? fogo, como querem q o rapaz elimine ressonancia com peles de 1 ply e que transborda harmonicos?

Jozez muda de peles, é a unica ipotese, com peles dessas, odeio meter mongels, rings, qqr coisa...

eu metia EC2 da evans...acho que ias gostar muito dessas peles no maple...dá te um som com o "ponto" de ressonancia, e ajuda a controlar muito o som da drum...

abraço

Grolubao Qui, 28 de Agosto de 2008 20:57

Citação:

Mensagem Original de João Almeida (Mensagem 78779)
Pessoal, não posso concoradr com voçes...

Vejam o que disse o Grolubão! Pq é mais do que obvio!

Pra que estao paraí a dizer, ah e tal mexe na afinação? Ele tem evans G1!!! sabem o q isso é? fogo, como querem q o rapaz elimine ressonancia com peles de 1 ply e que transborda harmonicos?

Jozez muda de peles, é a unica ipotese, com peles dessas, odeio meter mongels, rings, qqr coisa...

eu metia EC2 da evans...acho que ias gostar muito dessas peles no maple...dá te um som com o "ponto" de ressonancia, e ajuda a controlar muito o som da drum...

abraço

Eu uso as EC2 e estou mto contente! Vai de encontro ao som que pretendes.

João Almeida Qui, 28 de Agosto de 2008 21:02

Citação:

Mensagem Original de Grolubao (Mensagem 78780)

Vão ser a minha proxima escolha ;)

abraço amigo

JoseZ Qui, 28 de Agosto de 2008 23:52

Obrigadão pessoal, mas para já vou meter Moongel pois não quero tar a gastar dinheiro em peles novas

Sim, a minha Gretsch trouxe umas peles Evans mas as de ressonância são gretsch (embora estas sejam feitas também pela Evans)

Cumprimentos

Ângelo Sex, 29 de Agosto de 2008 00:21

Citação:

Mensagem Original de Grolubao (Mensagem 78780)

só usas mesmo as EC2 sem mais nada? sem moongel etc?

tens um som controlado, sem harmonicos, ou só mesmo um pouco?

JoseZ Sex, 29 de Agosto de 2008 00:26

E peles coated nos timbalões, qual é a diferença para clear?

EC2 também me parecem muito boas já que têm aqueles rings de lado e interessa, mas podiam dar aí uma opinião quem conhecer

David Calhau Sex, 29 de Agosto de 2008 00:34

É isso, muda a pele e vai te agradar !

Citação:

Mensagem Original de João Almeida (Mensagem 78782)
Vão ser a minha proxima escolha ;)

abraço amigo

Grande escolha, se fosse agora joão ! Mas eu daqui a uns meses dou cabo destas ! :rocker: LOL

Abraço !

JoseZ Sex, 29 de Agosto de 2008 00:36

Noutros fóruns (PDF) falam que essas peles matam muito o som

Por isso, o melhor seria G2 e aproveitava e punha as G1 debaixo destas

Cumprimentos e mais uma vez obrigado!

David Calhau Sex, 29 de Agosto de 2008 00:39

É pá G2 também bastantes harmónicos ainda, mas eu tenho-as com o moongel e não tá mau, mas eu como não gosto de harmónicos vou optar pelas EC2 mais tarde...

Abraço !

Grolubao Sex, 29 de Agosto de 2008 01:08

Citação:

Mensagem Original de JoseZ (Mensagem 78823)
Noutros fóruns (PDF) falam que essas peles matam muito o som

Por isso, o melhor seria G2 e aproveitava e punha as G1 debaixo destas

Cumprimentos e mais uma vez obrigado!

Lá está, mas eu já experimentei na minha Masters Custom MMX, tanto as G1 como G2 e agora as EC2 e para o som que pretendo, as EC2 são as melhores.

JoseZ Sex, 29 de Agosto de 2008 02:08

Mas esta ainda ninguém me repondeu:

E se eu puser peles coated nos timbalões?

João Almeida Sex, 29 de Agosto de 2008 05:30

Citação:

Mensagem Original de JoseZ (Mensagem 78837)
Mas esta ainda ninguém me repondeu:

E se eu puser peles coated nos timbalões?

Pa eu sinceramente não gosto de coated nos timbalões...

A diferença está no som a pele, o melhor era ouvires umas coated...mas por palavras minhas,é verdade que não têm tantos harmonicos, só que coated dá-te um ataque diferente ao timbalão :icon_confused: Tipo aquele som mais ressonante e "suave" das clear difere muito do som das coated com mais ataque e "agressividade"...

Os gajos das escovas é q adoram coated, mas por razoes obvias (as escovas nas clear nem som davam). :))

para mim coated não deixa a bateria "cantar"...mas isto é tudo a minha opinião,baseado no que já ouvi e experimentei... ;)

quanto as G2, concordo que ainda não vais gostar...G2 precisa de ajuda pra cortar harmonicos...EC2 já tem ring, logo controla-se mt melhor...

pa, matar a bateria não mata EC2 são grandes peles, venha quem vier...

abraço

Miguel Martinho Sex, 29 de Agosto de 2008 08:52

Citação:

Mensagem Original de JoseZ (Mensagem 78741)
Pois, eu estava a pensar mesmo em Moongel

Já agora, tu votaste G2 Clear/ Remo Emperor Clear. Se puser estes modelos em Coated qual será a diferença?

E já agora, qual prefere entre G2 e Emperor?

Cumprimentos

Eu acho que o coated tem um mais "brilhante", a cair nas frequências mais médias o que no caso de não quereres harmónicos talvez não seja a melhor hipótese. As clear têm menos "brilho" no som e menos médios.
Eu prefiro a Evans à Remo, mas isto é uma questão de preferência pessoal, porque dizem muito bem das Emperor.

Talvez a Evans EC2 seja o que procuras e não a G2.

carlosmiguel Sex, 29 de Agosto de 2008 11:22

Eu uso uns rings!

Jorge Cardoso Sáb, 30 de Agosto de 2008 10:56

Apenas uns rings e é muito raramente. Na esmagadora maioria das vezes nunca abafo a bateria, nem sequer o bombo.

Ângelo Sáb, 30 de Agosto de 2008 11:23

pessoal já ouvi e vi muitos bateristas que têm EC2 e continuam a por moongel, dizem que só fica no ponto assim, sem o moongel aínda tem um certo excesso de ressonancia.

por isso eu perguntei ao grolubão, e aproveito para perguntar ao pessoal que usa EC2 se precisa de algo mais para controlar os harmonicos, ou se pura e simplesmente usa estas peles, e mais nada em cima.

JoseZ, não estragues essas G1 man com marcas de baqueta e tal, se puderes por algum tempo até comprares as outras, troca e põe já as G1 na resposta, o som pode ficar mau, mas ao menos ficas já com umas optimas peles de resposta novinhas.

mas tenta fazer isso já, porque peles reso amolgadas não é nada bom.

abraço

Grolubao Sáb, 30 de Agosto de 2008 12:42

Citação:

Mensagem Original de Ângelo (Mensagem 78991)
pessoal já ouvi e vi muitos bateristas que têm EC2 e continuam a por moongel, dizem que só fica no ponto assim, sem o moongel aínda tem um certo excesso de ressonancia.

por isso eu perguntei ao grolubão, e aproveito para perguntar ao pessoal que usa EC2 se precisa de algo mais para controlar os harmonicos, ou se pura e simplesmente usa estas peles, e mais nada em cima.

JoseZ, não estragues essas G1 man com marcas de baqueta e tal, se puderes por algum tempo até comprares as outras, troca e põe já as G1 na resposta, o som pode ficar mau, mas ao menos ficas já com umas optimas peles de resposta novinhas.

mas tenta fazer isso já, porque peles reso amolgadas não é nada bom.

abraço

Lá está depende muito do gosto. Eu mesmo com as EC2, meto um caganito de moongel, mas depende muito do sítio onde vou tocar, da acústica da sala em si. Essa é a cena porreira do moongel, posso retirar e colocar rapidamente.

albano Sáb, 30 de Agosto de 2008 17:41

Re: O que devo fazer para corrigir a ressonância da minha Gretsch Catalina Birch?

eu ja tive a catalina, tem um som do ***, e ne tem muita ressonancia!

deivido à (curta) profundidade....

JoseZ Dom, 31 de Agosto de 2008 04:41

Re: O que devo fazer para corrigir a ressonância da minha Gretsch Catalina Birch?

Atenção admins que a minha é uma Catalina Maple! ;)

Tive noutra sala (lá a tive que tirar do apartamento, já sabia), e gostei bastante do som dos rack toms... Lá está, a acústica! Mesmo assim um bocadito de moongel não lhes faz mal nenhum

O timbalão de chão é que precisa mesmo doutras peles, porque fica mesmo muito som de ressonância, e pior, um som diferente do tom natural do timbalão

A tarola também vai levar porque ainda fica com um overtonezito mas nada de exagerado

Obrigado pessoal :cheer3:

albano Dom, 31 de Agosto de 2008 20:37

oh!

entao é birch ou maple?!?

anyway, é so pensar!

se poes uma pele dupla, perde, mas se poes uma coated simples, aí é som até cair!

Hugo Correia Seg, 1 de Setembro de 2008 00:28

Citação:

Mensagem Original de JoseZ (Mensagem 79073)
O timbalão de chão é que precisa mesmo doutras peles, porque fica mesmo muito som de ressonância, e pior, um som diferente do tom natural do timbalão

Eu tenho uma catalina Birch que naturalmente faz mais "ressonancia" que a maple e so vou partilhar a minha experiencia. Aproveita se quiseres.

As peles de ressonancia de origem sao muito boas. Eu coloquei Remo Ambassador e nao ficou muito melhor. Nao vale e pena a troca. Portanto logo ai podes poupar uns trocos.
Nas peles de ataque, Remo Pinstripe, 2-Ply. Para quem gosta do som "fat", logo com menos harmonicos, que combina muito bem com o Birch pois equilibra o som.
Com esta combinaçao nao uso Moongel nem rings nem nada.
Mas atencao, eu gosto de ouvir as baterias a soar "Loud" e nada abafadas.
Ja agora o tom de chao de 14" é poderoso!!

Boa sorte!

João Almeida Seg, 1 de Setembro de 2008 02:08

Citação:

Mensagem Original de Hugo Correia (Mensagem 79144)
Eu tenho uma catalina Birch que naturalmente faz mais "ressonancia" que a maple e so vou partilhar a minha experiencia. Aproveita se quiseres.

As peles de ressonancia de origem sao muito boas. Eu coloquei Remo Ambassador e nao ficou muito melhor. Nao vale e pena a troca. Portanto logo ai podes poupar uns trocos.
Nas peles de ataque, Remo Pinstripe, 2-Ply. Para quem gosta do som "fat", logo com menos harmonicos, que combina muito bem com o Birch pois equilibra o som.
Com esta combinaçao nao uso Moongel nem rings nem nada.
Mas atencao, eu gosto de ouvir as baterias a soar "Loud" e nada abafadas.
Ja agora o tom de chao de 14" é poderoso!!

Boa sorte!

Tenho a mesma bateria com as mesmas peles ;)

Concordo completamente com o q dizes...o timbalão de 14" é mesmo poderoso...

mas sinceramente estou farto do som "fat" como dizes :S desde q experimentei as EC2 comecei a achar as pinstrip muito plasticas...

abraço ;)

Grolubao Seg, 1 de Setembro de 2008 07:26

Citação:

Mensagem Original de albano (Mensagem 79012)
eu ja tive a catalina, tem um som do ***, e ne tem muita ressonancia!

deivido à (curta) profundidade....

É exactamente ao contrário, quanto mais curto menos ressonância.

Hugo Correia Seg, 1 de Setembro de 2008 09:51

Citação:

Mensagem Original de João Almeida (Mensagem 79164)
mas sinceramente estou farto do som "fat" como dizes :S desde q experimentei as EC2 comecei a achar as pinstrip muito plasticas...

abraço ;)

Por acaso estou a ponderar mudar as peles. Ja toco ha muitos anos com Pin Stripe e gostava de mudar um pouco.
Talvez mude para G2 ou Ec2.

São agora 03:55. (horário GMT +1)

Copyright ©2001 - 2025, Fórum BateristasPT.com