[Pratos vs hardware] Os tripés de prato podem influenciar o som dos pratos?
Boas
Recentemente adquiri um Paiste Signature Power Ride de 20'' aqui no fórum. Ora bem, sendo o prato que é, não quis saber de mais nada e montei-o logo no seu devido suporte na minha rack. Para minha surpresa, o prato parecia quase não ter volume, no meio da restante loiça.
Tendo eu tocado uns bons 7 anos com um Zildjian ZBT 20'', fiquei admirado com este fenómeno. Tirei-o do suporte e montei-o num tripé livre para experimentar. No mesmo sítio na bateria, o prato ganhou logo a sua devida presença e o extremo sustain que acredito ser-lhe característico. Aí fiquei logo bem mais descansado e surgiu-me esta questão. Experimentei o prato em diversos sítios da rack, com boom arms desta feita (o suporte inicial é recto) e o prato já soou de maneira diferente. Depois das experiências e de uma limpeza, montei-o fora da rack, em tripé recto.
Experiência: conforme o suporte em que está montado, o prato soa de maneira diferente, tendo chegado à conclusão que neste prato especialmente, o ideal será um tripé livre. Repeti a experiência com crashes (Doppler Drums Hand Crafted) e com chinas (Paiste 802 e Doppler Drums Colorline) e realmente, os diferentes suportes influenciam.
Depois desta minha recente febre de pratos, temo entrar numa febre de hardware precisamente por esta questão. Não sei se algum de vocês já reparou no factor HARDWARE na escolha de um prato, mas é algo que terei em conta de futuro (dado o recente investimento, num futuro algo longínquo lol).
Conclusão: após este acidente/epifania posso concluir que o hardware realmente influencia o som da nossa loiça.
Questão: A questão é qual o mais indicado para tirar todo o proveito dos pratos e para que tipos de pratos será mais adequado um dado suporte. Eu uso rack e uso-a por uma questão acima de tudo prática. Em termos de sonoridade, só mesmo com este episódio me apercebi que preciso de trocar o tripé do ride.
O tripé em questão é um Ludwig heavy duty, com um tom holder duplo da minha Sonor (a peça que encaixa no bombo) e uma haste recta Ludwig, a partilhar com o tom de 14''. Eventualmente o tom também influenciará o som, mas só com fotos poderei demonstrar melhor a questão.
Opinem com as vossas experiências, quer as tenham, quer decidam experimentar. Podem mesmo ficar surpresos!
Grind on!
D-Ogre
|