Dúvido que o Billy Cobham tenha deixado a Yamaha, simplesmente porque a Odery não tem estrutura para lhe oferecer o que a Yamaha ofereçe.
Acho que o facto de o Billy Cobham ter feito a clinic com uma Odery não deve ter chateado muito os tipos da Yamaha, porque em última análise, a Odery acaba por nem ser concorrente directa da Yamaha. Sendo realistas, quantas Odery serão produzidas ou vendidas por ano? Uma quantidade insignificante em relação à escala de vendas da Yamaha... E houve com certeza o pedido formal para promover uma marca local, que se juntou à facilidade logística (porque transportar um kit com a configuração do Billy Cobham pelo mundo fora não deve ser das coisas mais simples), que acabou por permitir este facto.
Confesso que também sou grande fã da Odery, pela sua beleza e exotismo, que se torna difícil de encontrar noutras marcas. Se pegarmos numa Pearl, numa Tama ou noutra qualquer marca de topo, a concorrência levou a que elas trilhassem o mesmo caminho, acabando por ter um resultado demasiado parecido. As baterias de topo começam a tornar-se demasiado parecidas, e a soar praticamente ao mesmo. A Odery no entanto, acho que consegue fazer a diferença, não só pelas madeiras que utilizam, fora do padrão, como também ao nível de ferragens e aros, que fogem ao banal.Quando deixar de vez o Brasil e ficar definitivamente em Portugal, ainda vou levar uma Odery.
Acho que a Odery só peca pelo hardware (leia-se tripés e pedais, não a parte de lugs, suspensões e aros). A Odery importa hardware de uma fábrica que produz linha branca em Taiwan. Esse hardware é vendido pelo mundo fora com uma infinidade de marcas, desde a tão badalada Fame, a Millenium e também pela Odery. Se repararem, todo o hardware da Odery é exactamente igual à linha de topo da Fame, mas com o seu próprio logo, o que ainda está longe de poder competir directamente com o hardware de topo das grandes marcas. Mas veja que o Billy Cobham não se fez de esquisito, e tocou mesmo com os pedais "Fame". Isto prova uma vez mais que não são os pedais que fazem o baterista, mas sim os pés. Se forem "coxos", não adianta comprarem um Axis porque continuarão coxos. Se forem bons, então serão bons com qualquer pedal que se consiga manter inteiro durante um concerto!
Em relação à clinic dele, não tenho nada a dizer. Ele tem a sua abordagem ao instrumento, ou se gosta ou não. Confesso que também não faz muito o meu estilo, mas tenho um imenso respeito por este senhor.
Bom post.
Abraço