Indo direito ao assunto de uma maneira núa e crua.
Um bombo de 20" não consegue o mesmo tipo de grave que um de 22" consegue. A ressonância grave produzida por um bombo de 22" é superior à de 20" porque o som "circula" mais tempo dentro de um de 22" (daí se dizer que os de 20" têm um som mais curto).
Um bombo de 20" por ter menos ressonância mas tem um som mais "limpo" por ser mais curto.
Estes factores não são impeditivos de tocares metal com um bombo de tamanho 20". Se calhar se tocas coisas pesadas tipo Type O'Negative, um de 20" digo-te que fica curto porque não produz aqueles graves duradouros, daí o baterista de Type O'Negative usar um de 24".
Mas como arrisco-me a dizer que não tocas doom/gothic metal (ou algo parecido), um de 20" irá satisfazer 100% as tuas necessidades.
Em vez de esticares as peles ao máximo, deixa a do batente mais solta que a da frente. Vais ficar com um bom sustain e um grave porreiro. Se escolher a pele adequada (p.ex., Aquarian SuperKick II), irás ter um som puro metal.
Nos timbalões irá acontecer mais ou menos o mesmo. Aqui terás de escolher obrigatoriamente peles de duplo filme e clear (as coated cortam um pouco o sustain).
Quando afinares os timbalões, começa pelo mais grave. Quando encontrares o som que queres para o mais grave, é só afinares os outros de maneira idêntica que ficarás de certeza com uma boa sequência sonora.
|