Citação:
Mensagem Original de Duarte Carneiro
|
A tua afirmação é batante comum, mas não é bem assim. Como sabes, a madeira é um material orgânico, e como tal existe uma grande variabilidade de lote para lote. Se pesquisares um pouco em relação ao sector das madeiras, vais ver que os fornecedores têm normalmente vários preços para uma dada madeira, de acordo com a sua qualidade. A madeira é seleccionada em lotes, por qualidade, e quanto maior esta for, maior será o preço, obviamente. As diferenças chegam a ser muito grandes.
O que acontece é que nas séries mais caras, usa-se normalmente maple de primeira escolha, enquanto que nas séries mais baratas usa-se maple mais barato, com mais imperfeiçoes. Não estejas à espera de encontrar madeira com a mesma qualidade numa Catalina Maple, ou numa Dominion Maple, que encontras numa DW ou numa Pearl Masters.... Não há milagres.
Agora concordo que à partida soará bem melhor uma bateria em maple mesmo que de qualidade inferior, do que qualquer kit em poplar ou basswood.
Além disso, a tua informação dá a sensação de que o maple é a melhor madeira para construir baterias, o que também não é verdade. Tornou-se tão popular por apresentar um óptimo compromisso entre sonoridade, preço, e facilidade de trabalhar, e não por ser a melhor das madeira. Há efectivamente kits de maple a soar muito bem, mas nunca descartem outras madeiras desta forma.
O meu conselho é que experimentes a Dominion em ash e em maple, podes até gostar mais que da de ash, ou chegar à conclusão que não vale a diferença.
Abraço