Ver Mensagem
Não lido Sex, 15 de Maio de 2009   #19
Sergeant Pepperz

Membro desde: 3-Set-2008
Local: Leiria
Sergeant Pepperz tem uma aura espectacular à voltaSergeant Pepperz tem uma aura espectacular à volta
Re: Etapas para 'construir' um solo de Bateria coerente - passo a passo

Citação:
Mensagem Original de kiD! Ver Mensagem
Isto há aqui várias questões inerentes.
O local onde estamos, o tipo de solo. Convenhamos que se eu toco numa banda de hiphop e a meio faço um solo, não vou seguir isto tudo, estas etapas, estes processos.
Uma coisa que não consigo concordar, é mesmo dizeres que conseguimos cativar o público seguindo esses paços (subentende-se). Se queres cativar o público tens que interagir com ele (tal como Dennis Chambers faz por exemplo, em que força o público a acompanhar as batidas na tarola com palmas) ou então, falas a linguagem do público. Lerdos no mundo da bateria apreciam muito mais "um ritmo nos tambores" do que própriamente crescendos num solo, acabar num timbolão, meter brilhos aqui e ali. Estas etapas acabam por ser uteis se tiveres um público que vá lá para te ver tocar, que saiba apreciar as tuas skills, a tua construção, que fale a mesma lingua que tu.
Acabo por ser mais um da opinião que um solo não segue etapas. Há os defensores da tua teoria (tal como se vê pelas respostas), há os que jogam na equipa contrária, eu sou um deles e tinha que o dizer. Um solo é muito aquilo que te vai na alma no momento. Agora a questão crucial aqui é sabermos até onde vão as nossas capacidades. Havia aí um chavalo que apresentou uns videos dele em que basicamente tentava fazer 1001 coisas que o corpo não respondia, não tinha essa estaleca, esse avontade.
Isto para dizer que para mim um solo é uma mistura de tudo aquilo que é assimilado por ti no teu estudo em casa, nas tuas horas perdidas. Agora se me apetecer na minha banda funk ou pop ou hiphop passar 1 minuto ali a descarregar material, vou faze-lo porque um solo para ser bom não tem que seguir etapas, tem é que soar bem.
Mas lá está, isto são as tuas sugestões. Ninguém quer criar um clichet de solo, um padrão.
Apenas uma opinião, espero que não leves a mal.
Aos users que estão a "empurrar" as opiniões contrárias, isto é tão simples como ada um gere-se da forma que acha melhor. Eu tenho os meus processos, o NB tem outros e por aí fora.
De qualquer forma, gostei de ler.
Estou completamente de acordo contigo! Mesmo não sendo apreciador de solos (sejam ele quais forem...) acho que estes deveram surgir consoante o sentimento de quem os executa, sem qualquer regra. A musica é arte. Tem de ser verdadeira e expressar um sentimento.
Esta é minha opinião e é para isto que nos registamos no fórum, para dar e receber opiniões. Para aprender e também para partilharmos o que sabemos. Só acho errado seja quem for achar que não precisa de aprender. Significa que estagnou e que não tem humildade suficiente para se "ouvir" e por isso não aceita sugestões, opiniões, correcções.

Tocem! Não é a navegar na net que ganham calo!

Aquele abraço

Sergeant Pepperz não está cá agora...   Citar esta Mensagem