Qui, 28 de Maio de 2009
|
|
Membro desde: 26-Abr-2008
Local: Bujões
|
Re: Tongue Drums alguem já viu?
Citação:
Mensagem Original de miguel ralha
Bom, eu conheço mais este instrumento pelo nome de Log-drumm. Como muito bem diz o texto, são dos instrumentos mais antigos: bater num tronco oco.
Hoje são construidos fazendo uma caixa de ressonância ( as medidas 20x80x35cm dão para quase todas as notas. Se se quiser um som muito grave, deve aumentar-se a altura). Esta caixa poderá ser Maple, ou em Cedro e fica ainda com melhor som. Para o tampo utilivamos uma madeira dura: Macacaúba, Ipê, Rose Wood são as madeiras que tenho utilizado e resultam muito bem, mas poderão ser outras. Recortam-se as lâminas (com uma tico-tico. dá) e depois escavam-se no centro, como se fosse uma lâmina de xilofone. Importante:para testar o som é necessário prender bem a tampa à caixa com grampos fortes, pois senão não soa. Quando obtemos o som desejado, então colamos a tampa, lixamos tudo bem lixadinho, cera ou verniz e está feito.
Estes instrumentos são vulgarmente utilizados em composições para orquestras e grupos de percussão. O compositor Stockhausen utilizou-os por em muitas das suas obras (Kontakte, por esemplo) normalmente afinados por notas defenidas. Foi um grande divulgador deste som, e a partir dele muitos são os compositores que os utilizam.
Numa versão king-sise, são também utilizados em músicoterapia, e neste caso as lâminas ficam de lado, o paciente deita-se sobre o intrumento e o terapeuta percute as lâminas, fazendo com que o paciente sinta as vibrações em todo o corpo. São sempre sons muito graves.
Espero ter ajudado, e se fôr precisa alguma ajuda, disponham
|
a serio! :D assim eu gosto! é bom aprender coisas novaS! thanks!
|
|