Acedi a este tópico porque é um tema realmente interessante, mas infelizmente não aprendi muito além de coisas que já sabia (baterias de topo são melhores que baterias de entrada) e de muito ruído.
Mas pronto, gostava de dar conta da minha experiência:
Comecei a tocar numa bateria muito velhita (aí anos 70 e em mau estado) sem peles de ressonância nem nada, mas lembro-me que na altura eu andava todo contente com aquele som de caixas de cartão. Quando experimentei uma Pearl Forum de uma sala de ensaios para onde mudei com a minha banda até parecia que finalmente tinha um bom som... Claro que depois as coisas começam a evoluir (não ganho tanto com a música que possa investir em baterias, por isso invisto em aulas) e cedo descobri que o som deixava um pouco a desejar, sobretudo com aquelas peles da Pearl...
Pois é, depois, num estúdio de gravação experimentei uma Pearl Export. Tem-se mesmo a noção de dar mais um salto, é verdade, mas também vos devo dizer que o som da gravação era completamente diferente e dá-me a ideia que em estúdio é quase independente da qualidade da bateria.
A mais 'topo' que experimentei foi uma Sonor force 3005. C'um raio, se mal afinada como estava deu aquele som! ai se fosse minha...
Mas pronto, ainda tenho a minha velhinha. O meu orçamento deu para restaurá-la, comprar os aros para as peles de ressonância, novas peles, etc. Até está com um som bom, mas acho que se ganho 1000 euros com a música, está fora de questão gastar 4000 num instrumento. Dá-me a ideia que para o público até é mais ou menos o mesmo...
Acho que o que pode incomodar mais é o som de maus pratos. Mas esses podem ser comprados um de cada vez...
Hugo
|