Ver Mensagem
Não lido Dom, 18 de Outubro de 2009   #23
manelso
 
Membro desde: 9-Set-2008
Local: barcelos
Mensagens: 290
manelso está no bom caminho
Re: Tamanho E Grossura Das Baquetas

Citação:
Mensagem Original de miguel ralha Ver Mensagem
Segundo a experiência que tenho e a que absorvo dos bateristas com que trabalho, essa ideia da relação da baqueta com o comprimento do nosso antebraço, e outras, não têm absolutamente nenhuma razão de ser, antes pelo contrário: Supostamente um tipo com um braço curto precisará de umas baquetas mais compridas, e vice versa.
Numa baqueta há vários aspectos a ter em conta:
-A forma da cabeça:determinante para o timbre que procuramos, e para a intensidade da produção do som
-Pescoço: determinante do ressalto, que nos permite colocar mais atrás ou mais à frente o centro de equilíbrio
-Comprimento:relacionado com o pescoço, vai influir no balanço. Determinante na relação do músico com o instrumento.
-Diâmetro: trata-se mais de uma questão pessoal de conforto, pois influi pouco, comparado com o resto. É possível fazer uma baqueta grossa com a sensação de ligeireza e vice versa.
-Tipo da madeira: influi no timbre, mas tem também as exi`gências de resistência que alguns instrumentos pedem, como o caso da bateria.
Se bem que não se possa dizer absolutamente que para tipo de música há uma baqueta, é verdade que os géneros musicais condicionam essa escolha. Por exemplo, o que um baterista de jazz procura obter da sua bateria não tem nada a ver com o que procura um baterista de metal. Enquanto que o primeiro necessita de uma ponta que lhe permita explorar vários sons, o segundo precisa de um som poderoso; enquanto o primeiro precisa de uma baqueta versátil, o segubdo precisa de uma baqueta resistente. Claro que estas escolhas que são comuns a cada tipo de música vão criando standarts, se bem que não absolutos.
Agora a ideia da grossura do dedo, desculpa mas não faz qualquer sentido.
Muito mais haveria a dizer sobre baquetas e a razão de ser das suas diferenças em vários aspectos, mas seria passar aqui ima noite a escrever.
Há ainda um outro aspecto que acho que vale a pena pensar: é que diferentes baterias "exigem" diferentes baquetas para um mesmo resultado. Depende das peles, dos pratos, enfim, de tudo. O som produzido é um somatório.
Espero de alguma forma ter sido útil, e se houver alguma coisa em que possa ajudar, contactem.
not more and not less

cumps po ppl
__________________
Se não encontrar o sonho, não desespere, vá á pastelaria ao lado!!!!
meu videos: http://www.youtube.com/user/Mainrazor
myspace.com/neerse
manelso não está cá agora...   Citar esta Mensagem