Re: Suporte de Toms no Bombo (Opiniões)
Bem, acho que no final de contas, acaba por ser uma questão algo pessoal. Há basicamente implicações a dois níveis, em ter os timbalões montados num suporte sobre o bombo:
-Implicações acústicas: como referes no teu post, o suporte sobre o bombo acaba por influenciar tanto o som dos timbalões como o som do bombo. Algumas vibrações do bombo passam directamente para os timbalões, e dos timbalões para o bombo, o que acaba por prejudicar o som do kit no global. Além disso, o suporte do timbalão influencia a ressonância do bombo. É uma questão de física: inércia. Quanto mais partes de hardware estiverem em contacto com a shell, maior será o entrave à sua entrada em vibração, o que contribui para reduzir a sua ressonância. Isto reflecte-se em menos sensibilidade e sustain da shell no som global, ficando o som mais focado na pele. Por último, colocar o suporte de timbalões sobre o bombo implica normalmente furos na shell, que vem quebrar a homogeneidade da shell. Se a shell for homogênea, irá vibrar de uma forma mais uniforme do que se tiver furos, ou remendos de outro material.
-Implicações estéticas: claro que o factor visual é muito importante. Eu prefiro largamente não ter nada sobre o bombo, o que dá um aro mais clean à bateria. Mas claro, tudo o que vai para o domínio da estética é subjectivo (o que é bonito para mim pode ser horrível para ti, e vice-versa).
Curiosamente, as marcas teimaram muito tempo em apenas oferecer bombos virgens nas baterias de gama alta. Todas as baterias de gama média/baixa vinham com o suporte de timbalões sobre o bombo, o que é estranho, porque simplesmente não o colocar pouparia dinheiro aos fabricantes. Vejo isso como uma medida de salvaguarda e de diferenciação das gamas altas. Ao manterem algumas características exclusivas, como medidas, bombos virgens e mais umas quantas, os fabricantes criam uma diferenciação visual, e obrigam a que quem procure esse tipo de cenas seja obrigado a investir mais umas massas numa bateria da gama acima.
A DDrum veio baralhar um pouco isso e alterar as regras do mercado, ao oferecer algumas características como os bombos virgens, os aros die-cast, e medidas antes reservadas a bateras custom, mesmo nas suas gamas média/baixas. Os outros fabricantes foram obrigados a ir atrás, e essas características estão-se a banalizar...
Para concluir, reforço que é algo pessoal, visto que alguns grandes bateristas, como o Steve Smith ou o Thomas Pridgen preferem ter os timbalões montados sobre o bombo, por opção, por preferirem por algum motivo. Eu prefiro claramente os bombos virgens.
Soluções? É comprar directamente como se pretende, porque mesmo tapando com algo, a shell continuará a ser furada naquele ponto, e as suas características foram alteradas.
|