Canopus Vintage Snare Wire Nickel Plated
Olá a todos.
Tive o prazer de experimentar uma rede Canopus através da colaboração do Pipó (membro deste Fórum), que aproveito para realçar como excelente pessoa.
O modelo da rede é Vintage snare wires Nickel Plated, havendo ainda a versão Dry deste modelo, assim como as duas versões no modelo Backbeat (pensada para uma forma de tocar mais vigorosa).
A minha opinião irá ser sobre o modelo Vintage Nickel Plated, visto que foi o único modelo que experimentei para já (embora já tenha encomendado uma de cada modelo restante).
Segundo informação do site, a Canopus dedicou-se à análise de redes vintage (1960) de marcas como a Ludwig e Slingerland, por serem consideradas por muitos um excelente exemplo do tipo de som da altura.
Quando a rede me chegou a casa fiquei curiosíssimo de a ouvir, e montei-a logo numa das minhas tarolas. A escolha foi simples... Era a que, recentemente, me tinha dado mais trabalho na afinação da rede. Uma Gretsch Solid Shell 14x5.5. Nunca consegui tirar um bom som de rede. Ou ficava muito solta para ter ressonância da pele de baixo, ou se a apertava mais para ter mais definição, perdia a duração do som da pele de baixo. A rede vem com os respectivos cordéis para a segurar, havendo fita também da Canopus, bem como uma série se outros pequenos acessórios que poderão fazer alguma diferença no som final e na performance de um instrumento. Estando a rede montada, apressei-me a experimentar, curioso de saber se o mito teria algum fundamento... A verdade é que tem mesmo!!! A rede Canopus transformou completamente o som da tarola, ou seja, deixou que finalmente o verdadeiro som da tarola se soltasse. Isto acontece porque a rede, apesar de fazer o seu papel não reprime o som da pele... o que normalmente acontece com redes menos bem conseguidas. Com esta rede consegui ter um som aberto de tarola (que posso controlar segundo as minhas preferências, e não porque aperto muito ou pouco a rede) e uma excelente sensibilidade, mesmo com um pouco mais de tensão.
Incrível!!!
Eu sempre mudei as redes das minhas tarolas, por achar que poderia melhorar por aí... Algumas marcas sabem que podem poupar em pormenores que poucas pessoas vão reparar. Normalmente mudava para redes de 30 ou 42 ‘strand’ (peço desculpa pelo estrangeirismo) e ficava com muito mais som de rede, e mais satisfeito, mas com estas redes canopus a história é outra.
Aconselho vivamente a quem puder que experimente uma rede Canopus.... É um pequeno investimento que pode renovar a nossa apreciação por uma determinada tarola.
Devo frisar que esta opinião não sofre de cegueira de endorser, porque não o sou. Apenas quis dar uma opinião absolutamente pessoal sobre um excelente acessório, e divulgar uma marca que já seguia ao longe com muita atenção. Sendo que agora já a podemos seguir de perto através da representação do Pipó Teixeira.
Tenho a certeza de que ele vai ver este post e deixar aqui contactos e mais info.
Abraço,
Sérgio Silva.
|