Na semana passada, fiz a minha primeira encomenda à nova empresa do Pipó, a Groove It Up. Venho agora fazer uma pequena review do material que adquiri para que quem ainda não conhece, ou para quem ainda tem algumas dúvidas.
Como referi num outro post, tudo correu às mil maravilhas com a encomenda. Enviei uma PM ao Pipó a pedir preços e com um monte de perguntas acerca de alguns produtos, às quais ele respondeu prontamente, sendo super prestável e acessível. Depois das minhas dúvidas esclarecidas, fiz então a encomenda na 2ª feira à noite, paguei por transferência bancária, e na 4ªa feira já tinha tudo em casa.
Queria fazer um upgrade à tarola com que ando a tocar mais, uma Pearl free-floating de 14"x3.5". Tenho essa tarola a uns 10 anos, e tem sido uma fiel companheira de estrada neste tempo todo. Já tive um monte de tarolas muito boas, que fui comprando e vendendo ao longo do tempo, mas esta simplesmente nunca me consegui desfazer dela, e provavelmente nunca vou conseguir, até porque foi a primeira peça da bateria de gama alta que consegui comprar...
Sempre foi a tarola que mais usei e conta já com largas centenas de concertos e inúmeros ensaios. A razão por acabar sempre por voltar a usá-la prende-se com a sua facilidade de afinação e a sua versatilidade, apesar da sua altura reduzida. O facto de ser baixinha confere-lhe muita definição, o que facilita imenso na hora de fazer som, e confere-lhe um enorme sensibilidade. Com uma afinação não demasiado alta, consigo ter bastante corpo apesar das suas dimensões, enfim, é o verdadeiro "work horse".
Um dos upgrades que pretendia fazer era mudar-lhe os snares. Tenho ouvido maravilhas em relação às esteiras da Canopus, e achei que seria um óptimo upgrade. O problema é que o sistema da esteira da minha tarola é do tipo super-sensitive, sendo que a esteira tem por isso um comprimento de cerca de 15", em vez da largura convencional para uma tarola de 14". Infelizmente não existem esteiras da Canopus com esse comprimento...
Por esse motivo, a tarola acabou por só ganhar um outro upgrade: os Bolt Tight da Canopus. Os Bolt Tight são umas anilhas numa fibra qualquer que parece couro, e que se colocam a "ensandwichar" a anilha metálica dos tensores da tarola, evitando o contacto entre peças metálicas.
Segundo a marca, as grandes vantagens dos Bolt Tight são:
- Evitar que os parafusos desapertem e a tarola desafine. Quando se usam rim-shots, a pancada da baqueta no aro faz com que o aro seja empurado para baixo, tensionando a pele e resultando no som que ouvimos no rim-shot. Ora, quando o aro é empurrado para baixo, a força que o tensor exerce no aro diminui, e consequentemente o atrito entre os parafusos e as anilhas também diminuem, o que pode fazer com que este desaperte ligeiramente. Repetidas vezes, isso pode fazer com que a tarola perca a afinação. Como as anilhas Bolt Tight são flexíveis, quando o aro é empurrado para baixo, elas distendem como se fossem borracha, o que garante atrito entre o parafuso, a anilha metálica e o aro, e evitando assim que o parafuso desaperte.
-Diminuir o ringing metálico da tarola. Como deixa de haver contacto entre peças metálicas e os Bolt Tight são maleáveis, deixa de haver um ringing (harmónicos metálicos) tão acentuados devido à vibração e contacto entre metais.
Confesso que a princípio achei que isto fosse marketing da marca, e que umas simples anilhas não fossem fazer grande diferença. Uma coisa que me fez olhar para este produto de forma diferente foi o facto da Brady ter adoptado os Bolt Tight para todas as suas tarolas. A Brady é um dos fabricantes mais conceituados e aclamados de baterias e especificamente de tarolas, e para eles comprarem este sistema à Canopus, é porque realmente tinha que fazer alguma diferença... Além disso as anilhas de nylon da minha tarola estavam completamente desfeitas (como podem ver pela foto) e ia ter comprar novas de qualquer das maneiras, pensei: "que se lixe, vou experimentar".
Os Bolt Tight vêm numa embalagem de 40, que dá para uma tarola comum com 10 tensores de cada lado, visto que são usadas 2 por parafuso. A embalagem trazia na realidade 42, ou seja, ficam com 2 suplentes, caso percam alguma.
O aspecto é o que podem ver na foto, e são colocadas 2 em cada parafuso, ficando uma anilha metálica no meio.
Coloquei primeiro no aro da pele de ataque, e logo quando comecei a apertar os tensores para afinar, senti uma diferença de comportamento na afinação. Parece que a afinação fica mais "molinha", não tão seca, é difícil explicar. Depois de afinar, é que veio a grande surpresa.
Nas tarolas, uso normalmente uma Ambassador Coated. Gosto de ter uma som bem aberto e cheio na tarola, mas as tarolas ficam normalmente com um pouco de ringing metálico, que tenho que eliminar com moongel. As peles mais secas não precisam disso, mas matam normalmente demasiado o som do casco para o meu gosto, e acho que as tarolas ficam um pouco sem vida. Ora para meu espanto, a tarola sem moongel soava agora da mesma forma que soava anteriormente com moongel, ou seja, o ringing metálico tinha desaparecido só com os Bolt Tight. Fiquei então super entusiasmado, porque ainda nem tinha colocado na pele de ressonância!... Depois de colocar também no aro de ressonância, verifiquei que o som tinha melhorado bastante no geral, e que realmente já não tinha necessidade de usar nada na pele de ataque, o que é realmente óptimo. E a tarola já tinha anilhas de nylon, que já por si são melhores do que as metálicas. Acredito que se tivesse anilhas metálicas, a diferença teria sido ainda maior.
Resumindo, fiquei super satisfeito. Não sei se a redução da desafinação se confirma, porque confesso que nunca senti muito esse problema, e só o poderei comprovar com o passar do tempo, mas só pela melhoria do som da tarola e pelo facto de não precisar mais de usar moongel, acho que vale mesmo a pena o investimento.
É realmente estranho como uma coisa aparentemente insignificante pode chegar a fazer tanta diferença, e acho que muitos acreditam que este tipo de pormenor não faz diferença e não valem a pena, e por isso decidi fazer esta review, para vos chamar à atenção de que pequenas coisas por vezes são suficientes para fazer grandes diferenças.
Abs