Re: Gravação
Ainda não tenho muita experiência na utilização de microfones na bateria mas depende muito se é uma situação de tocar ao vivo ou uma gravação de estúdio com manipulação posterior do som.
O que estou fazer actualmente é o seguinte:
Utilizo um conjunto de 8 micros (Kick, Snare, 3 toms, hi-hat e dois overheads) e um pre-amplificador Octopre da Focusrite. Permite-me dar o sinal para o PA ou gravar os oito canais de bateria em pistas separadas através de um Focusrire Pro 40 ligado com Firewire ao PC com Cubase 5.
Gosto de tocar com Evans E-Rings para reduzir os overtones, mas claro, depende do tipo de música e o som pretendido da bateria. Dito de outra forma, gravo o som tal como quero que o instrumento o produza. Após a gravação é só fazer a mistura correcta dos canais no software, e não numa mesa, para os reduzir a uma imagem estéreo, normalmente sem processamento do som. Posso estar a pensar errado, e se assim for agradeço comentários...
É claro que na fase de mistura pós-gravação posso manipular o som com diversos filtros, efeitos e processadores de som mas ainda não entrei nessa fase. No processamento de som ao vivo ainda tenho muita latência com o meu equipamento. Há muito que experimentar...
Espero ter contribuido com alguma coisa...
Um abraço!
|