Membro desde: 8-Dez-2006
Local: Aveiro/Marinha Grande
|
Re: Roland td9k , roland td 4 kx ou yamaha dtxplorer IV
Boas. Este post já deve estar desactualizado, mas acrescento os meus 2 cents para quem venha futuramente consultar (como eu vim).
A escolha depende sempre do orçamento. Se só tiveres 1000€ para gastar, nunca irás conseguir comprar uma TD-9 com peles mesh... há que ter em primeiro lugar o discernimento de ver o que há, com o $ que se tem.
Estive a experimentar a Roland TD-9, a Roland TD-4 e a Yamaha DTXpress IV, e honestamente, a que mais gostei, no conceito "value for the money" foi a Roland TD-4 K.
Passo a explicar:
Comparando a TD4 com a TD9, em termos de módulo, a TD9 é mais completa. São 50 user kits no lugar de 25, mas, sinceramente, dos 25 kits extra que a TD9 dá, muitos são electronicos e percussivos, ou daqueles "engraçadinhos" tipo, "olha até tem passarinhos", mas que na prática são pouco uteis.
Tem também uma porta USB para introduzir musicas dos teus artistas preferidos, mas há sempre maneira de contornar isto se não tiveres a porta USB... metes o CD a tocar e tocas por cima!! :D A TD9 tem ainda as practice songs, 50, que dão para treinar os grooves, etc. Sempre considerei estas songs, uma foleirice, e de certeza que é daquele tipo de coisa que se usa ao inicio e que depois nunca mais se usa... mas tenho que reconhecer que é um bom feature para praticar.
Em resumo, o módulo da TD9 é superior ao da TD4, mas será que o que tem a mais, é UTIL? Fica a pergunta.
A TD4, achei a muito jeitosinha. dos 25 kits, eu contei os que seriam uteis e contei pelo menos 15, o que não é nada mau. Há também o modo coach que é bastante interessante para quem estuda. Os kits têm afinação de pitch e de "muffling", que me parece engraçado para dar outra cor aos kits.
Pontos fracos da TD4: Não tem saída para gravar!!! Só tem um midi out. Os kits sabem a pouco. Não tem practice songs.
Houve outra coisa que achei muito importante, talvez para mim, a maior diferença entre Roland e Yamaha, e nunca li ninguem aqui no forum a comentar, que são as dinâmicas.
Se voces estudam bateria, com certeza os vossos profs, ja vos pediram para fazer exercicios com toque leve. Experimentem tocar de leve numa bateria digital para ver o que acontece!!! Há delas que nem "triggam".
Foi esta a maior desilusão que tive com a Yamaha DTXpress. Se tocares de leve num prato, simplesmente, nao toca. A Roland, tem uma sensibilidade incrivel. Tem inclusivé um medidor de intensidade, e se deres um toque com a ponta do dedo num pad ele responde. Foi AQUI que a Roland ganhou a batalha para mim.
Experimentei a Yamaha e fiquei MUITO desapontado. Na teoria parecia-me a melhor bateria (na versão special). Modulo muito completo, possibilidade de programar User kits e tal, todas as features da TD9 excepto o USB... mas quando experimentei é que foi a decepção total. Primeiro, a questão das dinâmicas... o Ride, tocado levemente (num padrão de jazz por ex.) não toca!!! E quando toca no seu minimo, o som já é como se o sticking fosse forte!!! Mau demais...
O módulo, dos 50 user kits, é mau. Tem os primeiros kits q são bons/razoáveis (maple custom, oak e birch, etc...), mas lá para o meio, é só ambulancias, passarinhos, truques de karaté e kung fu... agora de musica, NEPIA. Francamente, dos 50 kits da Yamaha só aproveitaria praí 6 ou 7 no máximo. Foi uma desilusão.
Espero que esta descrição ajude alguém na hora de comprar.
Claro que o que o Pedro refere aí no post, tb é boa ideia. Usar o EZ drummer é sempre boa opção, mas pode ser uma dor de cabeça para quem não seja um entendido e queira simplesmente ligar à ficha e tocar. Com os computadores é sempre tudo muito bonito até ao primeiro ecran azul ou até à primeira virose... etc...
Abraço
|