Assunto: Meu Video
Ver Mensagem
Não lido Ter, 19 de Janeiro de 2010  
Ticó

Membro desde: 12-Jul-2007
Local: Oeiras
Ticó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em brutoTicó é uma jóia em bruto
Re: Meu Video

Citação:
Mensagem Original de JP_ Ver Mensagem
1º Inventa uma linha de baixo ou uma melodia simples que se repita após um compasso 4/4, ou seja, com quatro tempos, e que tu gostes e canta-a.

2º Depois, de a teres bem dominada, senta-te na bateria e começa a cantá-la relativamente alto, de maneira a que seja convicto.

3º Faz o ritmo base e fica a curtir um bocado sem sair muito dali, sempre na mesma base. Procura o groove.

4º De uma maneira subtil (quanto menos brusca melhor) vai metendo uns timbalões e uns bombos a mais, podes até fazer acentuações nos pratos para se perceber que estás a começar a introduzir o solo. Nunca pares de cantar.

5º Deixa de te preocupar com o ritmo base e começa a soltar-te para fazeres o tipo de cenas que estás a fazer no video, mas desta vez com um tempo por trás (o da melodia que estás a cantar).

6º Depois de te ambientares até podes saír de tempo e ires para padrões mais abstractos, como os que fazes no video, mas só se tiveres o tempo seguro e se não parares de cantar a melodia com a mesma convicção.

Basicamente, é o meu conselho. E para mim foi e continua a ser uma boa ajuda. Para terminar, deixo outro conselho. Quando não estiveres ao pé da bateria e estiveres a ouvir música, toca por cima da música no ar, tipo air drum. É uma cena que a meu ver permite desenvolver a capacidade de ter multiplas opções de o que fazer quando estás na bateria. Desenvolve a musicalidade sem esta estar ligada à tecnica, porque a técnica é realmente o que nos permite "executar" a musicalidade que sentimos, mas também é o que nos atrasa quando estamos tecnicamente limitados e queremos desenvolver a musicalidade.
Concordo com tudo o que o JP disse, e a meu ver é uma optima maneira de uma pessoa evoluir.
Quanto ao que já foi dito pelo resto do pessoal, também subscrevo e acrescento a malta africana tem o ritmo dentro deles, não é por nada que os melhores bateristas (para mim é claro) são todos de descendência africana.

Abraço Almeida e manda vir mais uns videos.