Re: Um PA JBL JRX 125 BUNDLE por 945 Euros será bom para ensaios e para concertos em bares
Caro Miguel Martinho.
Tenho de chamar a atenção para o desconhecimento que tem em relação ao funcionamento das colunas, PA's, etc. Pra comerçar, se uma coluna é full-range, é porque abrange todas as frequências detectáveis pelo ouvido humano. Claro que têm os crossovers que dividem o sinal pelos diversos "cones". A questão de uma guitarra soar mal num amp de baixo e vice-versa é porque os filtros fazem a filtragem dos sinals agudos num e graves noutro. O que torna a guitarra muito abafada e o baixo sem "punch". Basta ver as colunas full-range usadas pelos DJ's. Conseguem baixos poderosos e riquesa harmonica ao mesmo tempo...e as colunas caseiras tb. Depois entra a qualidade do material. Em relação á ligação directa de guitarras e baixos á mesa, essa ligação não tem problema nenhum se for feita á entrada de linha. Nunca ligar a entrada MIC. Claro que o sinal não é balanceado e sujeito a interferências, o que num sistema simples de MIC, guitarra e baixo nem se nota a diferença.
É muito bonito tentar fazer um brilharete mas convém saber do que fala, porque assim induz em erro e complica o que é simples.
O meu conselho: colunas full-range + mesa + PA = suficiente pra ensaios e GIG's em pequenos espaços sem material próprio.
Abraço a todos.
Roger
rogermacaco adicionou o seguinte texto, 5 minutos e 5 segundos depois:
E mais...os woofers dos PA's?!? Esta é demais...lol.
Os PA's não têm woofers...os PA são os (P)ower(A)mplifers que alimentam as colunas...essas mesmas que, sim, têm woofers. Os PA's amplificam o sinal de entrada...nada mais. O mesmo PA pode amplificar todos os sinais de saída de um crossover...sejam eles graves ou agudos.
Roger
Última edição de rogermacaco : Qua, 27 de Janeiro de 2010 às 23:15.
Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
|