Ver Mensagem
Não lido Seg, 15 de Fevereiro de 2010   #11
Lu Batera
 
Membro desde: 17-Jan-2007
Local: Barcelona
Mensagens: 750
Lu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixeLu Batera é mesmo fixe
Re: O Sistema dos pobres/Censura X Liberdade de Imprensa e Expressão

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
Lu, é assim... ahem...
O Socras andou meio ano a dizer que nada sabia da PT na compra da SIC, etc., etc. (isto é só um caso, porque depois há outras coisas mais...)

Ora... ****u-se no meio disto tudo porque já todos disseram que é mentira e que o gajo sabia de tudo ainda antes de sair a noticia do interessa da PT na SIC (que não passava do interesse do Socras para controlar a SIC).

Por muito mau que o Sol, o Público, o Crespo ou a Manuela possam ser, ao pé do Socras são uns meninos.
Este tipo não interessa a ninguém, muito menos a gerir um país.

Ou tu ainda és daqueles que grita bem alto que é tudo uma campanha contra o Socras?
Não me surpreende que o Sócrates tenha mentido nesse caso. Mas pensar no Sol, no Público e outras figuras dos media como inocentes (e mesmo a glorificá-los como heróis) é bastante errado.
A tal campanha contra que falas foi iniciada há muito tempo, com não-notícias - não foi a primeira situação em que se construiram notícias, apresentando-as como verdades absolutas, com base apenas num "diz que disse", e muita gente engoliu essas histórias, que foram despois desmentidas, mas com muito menos alarde. Agora, isto já são mais episódios da cena, e como o Sócrates está longe de ser um santo, é natural que se apanhe algumas coisas.
Pena é não ver as pessoas mobilizadas também contra este tipo de media, são manipuladas e nem se apercebem, e lêem não-notícias completamente convencidas de que são verdade só porque são a atacar alguém de quem não gostam.
Desta forma, qualquer outro governante que apareça (e nem sei se é preciso lembrar, mas neste momento não há nenhuma alternativa credível ao Primeiro-Ministro), é apenas mais um possível alvo dos media, pelo que só terá sucesso se baixar as calças a todos os interesses corporativos desta área. Espero que gostem, se vos calhar um governante assim.

Lu Batera adicionou o seguinte texto, 10 minutos e 13 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de enes Ver Mensagem
eu nao sou Socras nem Anti - Socras... ( vejamos outro exemplo )...
nao sou da Costa nem anti da Costa.. ( associamos )
mas por detrás da cortina passa-se muita coisa que nem fazemos ideia.
seja ele com este ministro ou com outro qualquer.
reparamos que tambem os jornais podem difundir a noticia da maneira que bem entenderem, sem fugir a verdade porque senao sao processados por todos, basta só fazerem com que o povo enterprete da maneira que os jornalistas querem.
Obviamente nao sou a favor da censura, senao voltaremos ao antigamente, mas sou a favor da imparcialidade jornalistica.
coisa que hoje em dia torna-se cada vez mais rara .
Podem até fugir à verdade, porque depois se são processados não fazem muito alarde do assunto. Não seria a primeira vez. Conheço pessoas do meio jornalístico que sabiam há anos dos mesmos "dados" do "caso" Freeport que foram noticiados pelo Público há ano e meio, se não estou em erro. Não utilizaram esses elementos para notícia porque era tudo um "diz que disse" e sem possibilidade de comprovação, pelo que, como bons jornalistas, não publicaram algo que não pudesse ser comprovado. O Público deitou às urtigas essas mariquices de princípios deontológicos e publicou tudo, e depois, quando surgiam elementos que não suportavam as suas teorias, lançavam coisas para baralhar (cheguei a ler notícias sobre o piso que a mãe do José Sócrates comprou ter sido pago a uma offshore e em que teve desconto, como se isto fosse notícia; mas para o Público foi, bastando dar um título dúbio à coisa).
Enfim, o Sócrates não é nenhum santo, mas fico triste de ver as pessoas a engolirem tudo o que lhes dão; ainda para mais quando quem dá isso são interessados na matéria.

Vejamos: o Sol é propriedade da Zon, grupo detido em grande parte por Isabel dos Santos (filha de José Eduardo dos Santos). Na edição de Angola, as páginas deste assunto das escutas não foram publicadas. Curioso.
Por outro lado, o que se passa neste caso são os grandes grupos de media que, por receio de que a PT intervenha neste mercado, naturalmente têm interesse de veicular informações que possam bloquear isso. Portanto, eu leria com muitas reticências informação veiculada por uma parte interessada no assunto.
Isto não iliba o Sócrates, que é de facto um tipo algo tortuoso e com má capacidade de lidar com críticas. Mas há que entender as coisas com umas quantas pitadas de sal.

Última edição de Lu Batera : Seg, 15 de Fevereiro de 2010 às 14:05. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Lu Batera não está cá agora...   Citar esta Mensagem