Ver Mensagem
Não lido Seg, 22 de Março de 2010   #6
miguel ralha

Membro desde: 12-Mar-2007
Local: Porto
miguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixe
Re: Que baqueta???

Citação:
Mensagem Original de charneko Ver Mensagem
Olá pessoal!

Preciso de novas baquetas e como ainda só esprimentei 3 marcas diferentes preferi pedir ajuda aqui no forum antes de comprar. As minhas perguntas são.
R:Olá "charneco". Eu sou um dos construtores das baquetas que, como tantos outros nacionais ou estrangeiros, provavelmente irás encontrar ao longo do teu percurso de baterista. Espero que as minhas respostas te possam ajudar. Se precisares de mais qualquer ajuda ou esclarecimento e se eu puder ser útil, dispõe.

Qual a melhor marca/preferida?
R:Esquece as marcas. Tens 13 anos, o teu corpo vai ainda mudar e a tua técnica também. Tenta ver a cada momento quais as baquetas com que te sentes mais confortável.

Depende do estilo de música?
R:Claro! Então achas que se tocares heavy ou jazz precisas de umas baquetas iguais? É fundamental pensares para que queres as baquetas: para tocar alto e forte? Para explorar os timbres da bateria? Para tocar rápido? Para quê?

Qual a melhor opção? Madeira ou nylon?
R: Bom...aí a questão é muito subjectiva. Eu, que trabalho com madeiras, acho que o som que o nylon produz é "plástico" e por isso não gosto. Se forem bem aplicadas, as pontas de nylon são mais resistentes e por isso garantem maior fideledade do som da baqueta ao longo da sua vida útil. São vantagens e desvantagens que só experimentando poderás avaliar.

Já agora as marcas que exprimentei foram vic firth american classic 7A (são resistents mas pesadas), stag (toquei uma vez partiram-se) e pro-mark Millennium 7A (não são tão resistentes como as vic firth mas são mais leves).
R:Será muito difícil tirar uma elacção sobre uma marca a partir de um par de baquetas. Com o tempo irás perceber que cada par é um par e que no máximo uma marca pode tentar garantir-te alguns dados: que o peso das baquetas de cada par é igual; que têm o mesmo som; que a madeira foi bem seleccionada, etc. O que é importante é que tu cries em ti o hábito de experimentar as baquetas antes de as comprar: na loja em que entras há provavelmente n pares de baquetas. Aproveita! Experimenta-as sempre que lá fores, e não fiques preso ás primeiras de que gostaste. Como te disse, o teu corpo muda, atia técnica também, e até o som que queres obter pode mudar. Tal como as peles, as dimensões dos vários elementos do set, etc., também as baquetas são um elemento que devemos sempre pôr em causa e experimentar.
Finalmente: Pelo que vi, tens tocado com 7A. Parece-me bem já que são baquetas leves e finas que para iniciar serão "recomendáveis". Sugestão? Se me permites, experimenta as 7A BateristasPT!! Por acaso são feitas por mim (eh!eh!), mas não estou a puxar a brasa à minha sardinha, acredito que te poderão satisfazer. Mas não esqueças: Experimenta SEMPRE!!!
Vai dando notícias, e toma lá um abraço.
miguel ralha não está cá agora...   Citar esta Mensagem