Ver Mensagem
Não lido Ter, 27 de Abril de 2010   #53
Pipó

Membro desde: 25-Jan-2007
Local: Lisboa
Pipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luzPipó é um glorioso foco de luz
Re: Pipó Teixeira - Canopus Custom Series Bubinga/Birch

Quanto ao kickport vamos voltar ao mesmo que repeti já vezes sem conta:

- Peles de ressonancia aconselhadas para se tirar todo o partido: 2ply de preferencia: G2, Emperor, PW4, EQ4.

- Nenhum material abafante deverá tocar na pele de ressonancia ( almofadas, etc. ). Deveremos apenas abafar a pele de ataque. Isto porquê? Porque o kickport já vai dar o abafar necessário à pele, daí a palavra "PORT". E se tiver algo a tocar na pele de ressonancia a pele não vai vibrar o suficiente.

Se vçs querem fazer as coisas como deve ser façam e cumpram as instruções para tirar todo o partido, se querem fazer à portuguesa que é "isto tá bom assim, serve" tb façam, cada um faz aquilo que a consciência mandar.
Daí o descrédito que os musicos portugueses têm perante as marcas internacionais.

O Sassá para mim tem mais que mérito, talvez o melhor em Portugal. Mas ele já experimentou o kickport noutros bombos? Em quantos? Se foi só no do Miguel dá logo para ter uma ideia concreta e bem formada??

E quanto à história do grão vertical e horizontal e os pequenos pormenores que o Miguel Martinho referiu: Miguel, não faz diferença nenhuma, é só marketing!

Eu cá ando com o material que gosto e acredito, os outros andam com aquilo que gostam e acreditam.Eu sou feliz assim, se os outros tb são óptimo!!

Abraços.

Pipó adicionou o seguinte texto, 9 minutos e 31 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de Nelson Carreira Ver Mensagem
A questão do grão da madeira já foi muito batida, e sim, faz muita diferença. Basta fazeres uma pesquisa aprofundada acerca dos cascos VLT da DW. Há um vídeo onde o John Good demonstra a diferença entre um casco com grão vertical e grão horizontal, e um casco com o grão em X, para permitir que todos os ply fiquem com o grão aproximadamente vertical.

A Sonor também andou nesse campo experimental da utilização do grão vertical. Para comprovares a diferença, basta comparares uma tarola tipo stave (com o grão vertical) com uma segment ou steam bent. A diferença existe e é notória, pelo menos para os bateristas que não são de ouvido duro. A busca do som ideal é assim mesmo, um caminho longo e sinuosos.

Agora uma perguntinha minha para o Pipó:
A única coisa que me intriga, é se tendo em conta que a bubinga tem um timbre mais grave, e o birch mais médio agudo, o porquê de utilizares birch no bombo e bubinga nos tons? Eu provavelmente teria feito a escolha exactamente contrária de utilizar bubinga no bombo para um grave acrescido, e birch nos toms para um som mais equalizado... Ou então teria escolhido bubinga para tudo, tendo em conta que sou adepto de um som mais para o grave, e ajudaria a dar corpo a esses toms mais curtos...

Abs
Amigo Nelson,

também eu a certa altura pensei nessa questão mas fiz esta escolha por motivos de gosto pessoal e aquilo que eu gosto de ouvir:
- Gosto de bombos com kick e projecção, não demasiado grave e descontrolado. Como eu n gosto de ter de abafar muito os bombos o birch foi a madeira ideal. E os bombos em birch da canopus são um absurdo ( quem esteve na musicália sabe o que estou a falar ), o Miguel Casais fala-me nisso a toda a hora do tal bombo da musicália.
- Toms gosto de toms cheios de ressonância, com corpo e graves. Mas tb não queria demasiado graves e com grande sustain, então decidi cortá-los a 6". E a bubinga é uma madeira dura e grave como sabes. E quando ouvires estes toms vais perceber que corpo tem que se farta mas com controle.
Os tom toms têm 6plys e o floor tom tem 7.

Esta bateria tem tudo aquilo que eu queria e gosto, daí ser uma coisa muito pessoal que não irá agradar a todos certamente mas eu estou feliz

Abração.

Última edição de Pipó : Ter, 27 de Abril de 2010 às 15:05. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
Pipó não está cá agora...   Citar esta Mensagem