Leonel, como te compreendo...! Eu tenho a minha miúda agora com 15 meses e sinto o meu tempo todo a fugir-me por baixo dos pés e com a responsabilidade a aumentar a cada dia que passa...
Bem, sobre os '
cachês': Recordo-me de uma história curiosa:
Há cerca de 15 anos, tocava numa banda com um nome super-comprido (Estrumphes Pseudo Alucino-Electro-Electrónicos) e, com a formação algo recente (mas já com os 5 músicos definitivos) tivémos um contacto para tocar num bar da Praia da Rocha com o pagamento acordado de 35 contos (uns 175 Euros pela moeda actual)...
Todos tinhamos consciência de que não era muito, e que já tinhamos recebido mais em outras ocasiões, mas o bar na altura era muito conhecido e bem frequentado por profissionais de outros bares, da música, da rádio local, o que dava uma boa oportunidade para nos mostrarmos (mais tarde veio a confirmar-se, pois conseguimos outros bons contratos e uma presença no primeiro CD-compilação de bandas locais do Algarve)
No entanto, um dos guitarristas tinha uma especial vertente para a 'vida social' e resolveu oferecer bebidas a todos os seus amigos presentes no concerto... Simplesmente lhes disse que sempre que precisassem de bedidas, que indicassem que era para o guitarrista da banda...
Moral da história? Segundo o dono do estabelecimento, ficámos a dever dinheiro ao bar!
(claro está que a facturação do bar foi muito superior ao 'prejuízo', e, mais tarde voltámos a tocar novamente lá com bastante sucesso e um
cachê superior...)
Para quem está a iniciar:- A experiência obtida por pisar em diferentes palcos é de ouro! Aproveitem bem!
- Que consigam obter retribuição emocional com o evento (ou seja, divirtam-se!)
- Se possível, que consigam ao menos o jantar como forma de pagamento, e talvez o dinheiro para o combustível.
Para quem já tem algum nome no meio e pretende continuar / crescer:- Ao menos, que o dinheiro dê para pagar jantares, combustível e mais algum para poder investir em material / equipamento.
- Que tenham em mente que qualquer projecto musical é dirigido às pessoas e que as pessoas pagam para ver o que GOSTAM de ver, e não o que não gostam de ver. Valorizem-se conforme este princípio!
- Comecem a investir num visual minimamente apelativo e coerente com o projecto em que se inserem. Pensem nisto para poder calcular cachets.
Para quem é profissional:- Se és profissional, provavelmente já não precisarás destes conselhos, mas há que saber que existe um nome e imagem a defender. Quer queiramos quer não, as regras passam a ser outras e os valores envolvidos deixam de contabilizar apenas os gastos, e passam a considerar também valores como o posicionamento no "meio", os discos lançados, a experiência, os concertos e as parcerias no passado, etc...