Citação:
Mensagem Original de LMR60
BoasNunca li um livro do falecido.Pela postura, pelo modo como tratou uma jornalista em estocolmo, pelas afirmações e atitudes, nunca gostei dele.Nunca lerei um livro dele, como nunca lerei margarida rebelo Pinto, por outras razões.Sinceramente, acho que estas posturas nos ultimos anos se deviam a merchandising, ou a conselho de algum consultor de imagem de forma a "chocar para vender".Fui e sou assiduo leitor de Sven Hassel, Hans Helmut Kirst ou Erich Maris-Remarque dos quais pussuo colecção completa. Todos eles já falecidos também. Pelo menos o Remarque mereceria um Nobel. Os outros andariam lá perto.Todos eles vanguardistas, esquerdistas, socialmente visionários, Todos eles lutaram pelo livro , pela palavra e pela humanização dos povos.O choque que provocavam era contra o poder e nunca contra a crença popular.O laicismo tem tanto direito á existência como um agnóstico tem o direito á ideia do nada. Agora, querer retirar a independencia, fé, ideal, cultura, sociabilidade e sei lá que mais, em troca de reconhecimento e ou valoração literária a todo o custo................para mim não obrigado.
|
concordo plenamente com o que li do Lu, do Afonzo e do Joao.
no entanto citei o post do leonel pq sei que já tem muitos anos disto e gosto de andar "a batatada" (no bom sentido claro..).
houveram de certo muitas pessoas que trataram mal jornalistas, com atitudes e actos muito criticados. mas vejamos..o mourinho também fez isso e no entanto é adorado por aquilo que faz. sabe o que faz, manda as suas bocas com ironia. nao será para obter fama, mas sim para espressar os seus ideais, para tentar "abrir os olhos" a algumas pessoas (dito isto, nao estou a dizer que concordo com ele ou nao..prefiro nao me manifestar..).
e digo-te agora, porque nao tens como preferidos os portugueses? há tanto portugues a escrever. bem ou mal, até sao capazes de dizer muitas verdades e trazer ao de cima muitos segredos ocultos por maiores. é escrita de nhanha? é a nossa.
as ideias que ele tinha sobre a uniao dos dois paises de facto traria-os coisas mais positivas do que negativas. é obvio que nao nos queremos juntar a outro pais pq iriamos perder os nossos costumes, cultura e muito mais, mas nao é por isso que em portugal deixa de haver costumes espanhois e na espanha costumes portugueses. trata-se de aceitação sem preconceitos, coisa que o portugues nao consegue. e falo tambem por mim, nao votava a favor da uniao, mas que nos trazia muitas vantagens, isso trazia. o homem apenas manifestava a sua opiniao em voz alta. e ele proprio disse, nao era capaz de se tornar espanhol.
desculpem o testamento e a mistura de ideias, mas nao me sei expressar tao bem como ele..
leonel nada contra ti
abraço