Re: Baqueta entortou
É natural que com o tempo as baquetas empenem. Madeira é madeira, não é plástico. Quer pelo facto de por vezes absorver a transpiração das mãos, por andar dentro de um saco que por vezes fica dentro do carro, as várias diferenças de temperatura a que podem estar sujeitas, etc. Tudo isto são factores que contribuem para o empeno da madeira, que é orgânica e respira. Mais do que factores dinãmicos, são normalmente os factores relacionados com a temperatura e humidade que fazem as baquetas empenar.
Sempre que possível, para além de ter o cuidado de evitar sujeitá-las a estes factores, é conveniente manter o par dentro da cinta que normalmente lhes serve de embalagem; sempre ajuda a mantê-las direitas. Como qualquer pau, se ficarem pousadas assentes na diagonal, mesmo dentro do saco vão acabar por ficar em arco.
Não há nada a fazer quanto a isto a não ser ter o máximo cuidado. Há madeiras mais sugeitas do que outras, mas com todas pode acontecer. Tentem deixar sempre as vossas baquetas pousadas na horizontal, num sítio plano e que não apanhe sol. È de facto a única sugestão que posso dar. Espero ter ajudado algum bocadinho.
|