Ver Mensagem
Não lido Dom, 18 de Julho de 2010   #14
serrinha
 
Membro desde: 28-Out-2007
Local: Valença
Mensagens: 1.853
serrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em brutoserrinha é uma jóia em bruto
Re: Duvidas sobre ser baterista...

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
AS outras questões penso que já te responderam de forma clara.
Eu não vou responder directamente a esta dúvida mas sim chamar a atenção para um ponto que acho importante e por vezes esquecido.

Para um iniciante qualquer bateria soa bem. Como não percebe muito da coisa, desde que faça tum, tum, e tenha pratos soa a bateria.
Passado algum tempo, normalmente quem começa irá querer que a sua bateria soe à bateria do seu ídolo e é aqui que começam os problemas e alguns acabam mesmo por desistir do instrumento porque se iludiram.
Uma bateria em casa nunca vai soar ao mesmo que a do nosso ídolo porque a dele foi captada em estúdio e levou com processamento em cima e, principalmente, porque ele sabe como tocar bateria. Isto convém nunca esquecer porque vai ajudar a poupar muito dinheiro e a evitar desilusões.
Tendo isto em mente, há um factor importante que é o baterista também faz o som da bateria. Ou seja, um iniciante mesmo com uma bateria de 5.000 euros nunca vai conseguir que ela soe bem. Irá soar certamente melhor que uma de 300 euros a nível acustico, mas não irá soar melhor como instrumento musical - para perceberem melhor, tentem soprar, p.ex., num saxofone de 10.000 euros e se nunca tocaram num irão ver que não soa a grande coisa.
O instrumentista faz o instrumento, e neste caso, o baterista faz a bateria e não a bateria que faz o baterista.

O material melhor a adquirir no futuro por um iniciante deverá ter como base o seu próprio conhecimento que entretanto foi adquirindo, quer a nível técnico quer a nivel auditivo (o mais importante para se comprar material que queremos e realmente procuramos porque gostamos).


Bem, eu não sei se perceberam bem o que quis dizer, mas em forma de resumo a minha dica é:
Se estão a iniciar não comprem nada muito caro só porque pensam que vai soar melhor e que vão ter um grande som. No início pensem apenas em comprar algo que sirva para tocar, para ver se realmente têm jeito ou não para serem bateristas e se é isso mesmo que querem.
As coisas caras e que soam melhor deixem para quando soberem tocar alguma coisa para poderem desfrutar delas como deve de ser.


500 euros é um bom ponto de partida para comprares uma bateria para te iniciares. Por agora não gastes mais que isso.
Pah, eu comecei a tocar na electronica do meu baxista... porque não tinha bateria!
Depois juntei uns troquinhos e comprei a silvertone para poder ensaiar numa bateria a sério (era como eu chamava a uma bateria acustica). Juntei mais uns troquinhos e comprei umas pinstripe encore e a bateria já começava a soar a algo, e ja fazia actuações com ela e pratos emprestados... depois fui juntando mais uns trocos e fui comprando pratos.... Finalmente, penso que posso dizer que já sei tocar alguma coisita, senti a necessidade de melhorar em termos materiais, peguei na minha poupança para a bateria e comprei a minha diabinha! Vendi a silvertone e vou comprar um jogo de peles para a minha diabinha!

E é assim que se faz, lol!

Não há nada como começar por baixo...

Abraços
serrinha não está cá agora...   Citar esta Mensagem