Já agora, fica a minha opinião sobre o assunto:
Não vejo qual o problema em haver uma central nuclear em portugal..ao fim ao cabo iria produzir muito menos poluição do que por exemplo as termo-electricas, para a mesma quantidade de energia.
Falam do risco das chamadas "nuclear meltdown" (que nem sei o termo correcto em português), no entanto, espanha e frança têm várias centrais nucleares que, em caso de acidente nuclear, nós também sofriamos e muito com isso. Não é por não termos centrais em territorio português que estamos livres de perigo nuclear. A nuvem nuclear de chernobil percorreu milhares e milhares de Km pela europa asia e oceano atlantico... basta youtubar por Chernobyl Radiation Cloud...
Quanto aos carros electricos, como foi já dito e muito bem, se os carros passassem a ser movidos a eletricidade, para os alimentar, a produção de energia aumentaria exponencialmente, e esta também polui bastante, para não falar do aumento exponencial de baterias...pois cada carro electrico tem bastante mais baterias que um carro normal.
...e baterias ecológicas, só as nossas
A questão que o freddy jordison levantou acerca do rendimento dos motores é pertinente. No entanto, o rendimento termico dos ciclos diesel e otto não pode melhorar a cima de um determinado valor. As perdas térmicas são necessárias, de outro modo, como é que se conseguia mover um pistão através de calor sem que a estrutura deste e do motor aquecesse? estas perdas, conjugadas com perdas por atrito das peças moveis, perdas por queimas de combustivel deficientes, condições ambientais não ideais, entre muitos outros factores, até mesmo o material de que os motores são feitos para que durem 200mil ou 300mil Km, fazem com que os motores de combustão interna tenham um rendimento térmico NECESSÁRIAMENTE muito baixo. e nisso, não há volta a dar...
...aliás, essa guerra é a eterna guerra entre as marcas para conseguirem motores que consumam menos, ou seja, que tenham rendimentos maiores.
