Ver Mensagem
Não lido Ter, 12 de Outubro de 2010   #8
thape

Membro desde: 23-Jun-2010
Local: Lisboa
thape tem uma aura espectacular à voltathape tem uma aura espectacular à volta
Re: Isolamento de salas de ensaio. How-to e como o fizemos na Thape.

Citação:
Mensagem Original de xines Ver Mensagem
Obrigado pelo post, por acaso estou a pensar fazer um estudio e isto veio mesmo a calhar.

Eu estava a pensar em por 2 camadas de lã de rocha na parede (uma na orizontal e outra na vertical ambas com 4 cm de espeçura) mas essa alcatifa de Petróleo tb me parece mt bem, não me sabes dizer mais ou menos quanto custa?

Um abraço e obrigado.
Olá Xines
Switchtense RULEZ!!!

Bem, relativamente à tua dúvida: se conseguires separar a lã de rocha da parede tanto melhor, nem que fosse um centimetro ou dois. De qualquer forma o importante é que não fiquem frestas entre os paineis. A mais pequena fissura vai fazer com que o som passe.
A sugestão mais importante é a seguinte: faz um chão falso que assente em borracha (lá estão os pneus velhos) ou algo similar. O problema com as baterias são as vibrações transmitidas do instrumento para o chão. Portanto se tiveres hipotese, levanta o pavimento e assenta tudo em material que não passe a vibração para o chão.
A alcatifa serve mais para fazer a correcção que o isolamento (dá melhor aspecto que as caixas de ovos...)

Agora quanto a preços... não me lembro mesmo... já construimos ha 2 anos. Vou ver se encontro mais info nas facturas da altura.

Abraços!

thape adicionou o seguinte texto, 11 minutos e 30 segundos depois:

Citação:
Mensagem Original de HugoB Ver Mensagem
Boas,

Aqui esta uma grande ajuda e ideias para todos.

Qual a densidade mínima e expessura da lã de rocha, para obter um bom isolamento?

Tenho um espaço muito pequeno com cerca de 2mx2.9m. Tenho pensado em isolar com lã de rocha por todo, com um pequeno espaço de ar e pladur como acabamento final nas paredes e tectos, e madeira no chão. O tecto estou a pensar em por 2 camadas de lã de rocha. É numa garagem, por baixo de uma habitação. Será uma tentativa falhada? O objectivo é apenas tocar bateria.

Obrigado,

1 abraço
Olá Hugo
Não existe bem uma espessura ou densidade mínima. Tem tudo a ver com a "quantidade" de barulho que vais fazer.
A densidade é medida em Kg/m³: 32, 48, 64, 80, 96, 112, 128, 140 e 160.
A espessura, em regra, são as seguintes: 25, 40, 50 e 100
O tamanho das placa é normalmente de 600x1200.
Uma densidade média é suficiente entre os 96 e 128. Quanto mais denso o material mais irá isolar. Em todo o caso a espessura é suficiente de 40 (4cm).
Mais uma vez friso a importância que tem o facto de não poder haver nem uma frestazinha entre as placas. Basta um rasgozito e o som passa!

No teu caso também aconselho fazer um chão falso. No que fiz respeito ao tecto, faz duas camadas: uma colada e uma suspensa a 2 cm de primeira.

Quanto ao pladur: eu não usava, é melhor a madeira revestida de alcatifa. Para além de servir como correcção sonora logo à partida também atenua as vibrações por ser mais "mole" que o pladur. Neste caso as placas de madeira prensada são o ideal.

Espero que ajude! Abraços!

Última edição de thape : Ter, 12 de Outubro de 2010 às 02:46. Razão: Mensagem automaticamente fundida/mesclada pelo sistema.
thape não está cá agora...   Citar esta Mensagem