Ver Mensagem
Não lido Dom, 28 de Novembro de 2010   #27
João Isaac

Membro desde: 2-Ago-2006
Local: Lisboa
João Isaac será famoso em breveJoão Isaac será famoso em breve
Re: Novo KIT! Dixon Outlaw: REVIEW!!!

Citação:
Mensagem Original de Nelson Carreira Ver Mensagem
Parabéns pela menina, tem realmente bom aspecto.

Pelo que me quer parecer, essas Dixon devem ser fabricadas na mesma fábrica em Taiwan que as Gretsch Renown Maple.

Pelo que pude apurar, tanto a Gretsch como a Dixon pertencem actualmente ao grupo Kaman, detentor de outras marcas conceituadas como a Gibraltar, a LP, a Toca, a Fender, a Takamine ou a Ovation.

É tendência natural que grandes grupos vão comprando marcas menores. A Gretsch era uma empresa quase familiar que produzia baterias em pequenas quantidades, a preços por isso muito elevados. Estava a passar um mau bocado do ponto de vista económico, e tornou-se uma presa fácil para um grande grupo. A Kaman era detentora de fábricas que produziam baterias genéricas (CBdrums por exemplo), e a compra de uma marca de renome permitiu-lhes aproveitar o marketing dessa marca para promover as suas vendas, e ainda retirar know-how para melhorar a sua produção. Vejam por exemplo o que a Yamaha fez com a Premier nos anos 70. Isto potenciou o aparecimento de linhas mais económicas da Gretsch (Catalinas, Renown e New Classic), produzidas nas instalações do grupo, no Oriente (Taiwan).

O grau de parentesco fica muito claro nos pormenores de acabamento, como as garras e penas de bombo, as pernas dos timbalões de chão, os cascos em maple, e até as cores, visto que esse tobacco burst me parece exactamente igual ao autumn burst da Gretsch. As ferragens também lembram muito as Gibraltar, em muitos pormenores. A única diferença parece-me nos lugs, e principalmente nos aros, que são Die Cast nas Renown e normais na Dixon.

Acima de tudo, entendam uma coisa: a marca por si só não diz nada. Quase todas as marcas têm bons e maus produtos, e a qualidade desses produtos é o que interessa no final das contas. A qualidade desse kit parece-me inegável, embora a marca ainda tenha uma certa crise de identidade, mas que provavelmente irá passar com o tempo.

O preço também me parece de acordo, visto que uma Renown ronda actualmente os 1000€ sem hardware. Se optam pela Renown, levam uma bateria de uma marca com mais carisma, com die cast, mas têm que gastar uma grana adicional num pack de ferragens.

Agora acho que a Dixon devia disponibilizar esses kits também sem hardware. Facilitaria o upgrade e a aquisição de segundos kits por parte dos bateristas, aumentando certamente as suas vendas.

Resta-me dar-te os parabéns pelo novo kit, e também ao Pipó por continuar a trazer e bem, muitas novidades de qualidade para o mercado nacional.
Obrigado Nelson, ainda bem que gostaste. Vejo que sabes bem a historia disto tudo, anda pessoal muito enganado mesmo.

Malta estão aqui umas fotos da dixon em concerto!
Abraço

A ver se consigo um dia destes por um video!
Abraço