Viva João, agradeço por teres partilhado a tua sabedoria aqui para o novato
Citação:
Mensagem Original de João Isaac
1º Deves exprimentar todo o material que vais comprar, não compres nada SEM EXPRIMENTAR! Não me passa pela cabeça comprar cenas a este valor sem tocar primeiro.É um erro que todos cometem.
|
No caso da bateria em concreto jamais! Gosto sempre de ver a bateria ao vivo e de testar
todos os aspectos funcionais. Nesta primeira fase estou só a recolher o máximo nº de modelos que correspondem aos critérios que procuro. Assim, quando chegar a uma loja de música é só dizer "Por acaso têm ai a bateria X para experimentar?". A meu ver, com esta abordagem, um vendedor pensa "Bem, este é um cliente que sabe o que procura" e trata de uma maneira diferente, do que um cliente que chega lá e diz "UUUHHH baterias, UHHH, acústicas, derp derp derp" (exagerado ok, mas percebem onde quero chegar certo?), e assim o vendedor pensa "Olha mais um com a mania..." ou então "Ena mais um paspalho para enganar".
Citação:
2º A nivel das peles, se curtes um som bem seco tens várias peles, não precisa de ser Evans, na Evans que eu conheco tens as EC2 que te cortam muito o sustain, mas agora entra a minha opinião, teres uma bateria com uma madeira que canta bem pa cachucho e não a deixares cantar é crime xD. Eu na minha pus Remo Ambassador X, boa durabilidade, tem algum sustain mas também não tem muito, acho que é uma pele bastante boa.
|
É precisamente este tipo de sugestões que procuro

Esta noite devo rever todas as peles outra vez, para encontrar mais com pouco sustain, mas levanto uma questão. Quando dizes que as peles Hydraulic (ou peles com sustain muito curto) não deixam a madeira cantar, queres dizer que tira todas as propriedades sonoras da madeira?
Citação:
3º Pratos, eu digo-te comprares esses pratos é um erro, pelo seguinte, não digo que não sejam feitos com grande qualidade, isso é mentira, são feitos por profissionais na matéria, mas pelo facto de serem handmade completamente tens uma desvantagem, o som que ouves num crash de 16" e mandas vir um igual e não te soa ao mesmo, podes ficar decepcionado ou contente, isto não acontece numa Zildjian, Sabian, Paiste,mais algumas. Eu não tou a vender peixe nem nada, mas o que te estou a dizer é baseado no que ja ouvi e exprimentei, se tu podesses exprimentar o prato antes de o comprar é uma cena, agora, pelo facto de não haver nenhuma loja com um stock suficiente para tal (penso que não haja ainda), para mim seria um erro comprar as cegas.
|
Com os pratos concordo em parte contigo. Pelas mesmas razões que gosto de ver/testar uma bateria, também gosto de o fazer com os pratos.
Mas quando de se fala de marcas em que a disponibilidade de os testar é quase inexistente, acho que deve-se dar um "pulo de fé", e eu estou disposto a fazê-lo, pelo menos para esta marca. A meu ver, quando estas empresas crescerem, e disponibilizarem mais os seus produtos, as empresas maiores tipo Zildjian, Sabian, etc, vão ter de começar a disputar pelo mercado da malta com orçamentos mais limitados, e isso ou significa na redução do preço dos produtos topo que têm, ou então investem em produtos de boa qualidade mas mais baratos.
A questão do prato ser handmade, ou de o som não ser aquilo que estava á espera não me incomoda. Nunca hei-de associar o som dos pratos que ouço em videos/Youtube ao que pode calhar nos pratos que encomendar, dessa maneira não crio expectativas em relação ao som que o prato realmente vai ter. Só ficarei realmente desiludido se os pratos não realizarem "o seu trabalho musical" a que correspondem.
Citação:
Se gostasses de Maple arranjava-te uma comprar fenomenal, mas como tás virado para o Birch não sei que te diga eheh. Eu acho que devias exprimentar de tudo, foi o que eu fiz, fui a varias lojas, exprimentei muita coisa, fiquei-me pelo maple e tou muito contente.
|
A questão não é gostar de Maple ou não, eu estou disposto a experimentar todas as madeiras (Birch, Maple, Oak, Bubinga, African Mahogany). Eu apenas escolhi uma madeira específica porque sei que o meu ouvido ainda não está muito bem treinado, demora algum tempo a perceber as características sonoras. Para ter mesmo uma noção de como uma madeira soa, e para depois poder recomendar/opinar sobre essa madeira, é preciso conhece-la muito bem, e isso requer estar algum tempo (assim dizendo um valor ao calhas, 1 ano talvez) a tocar com essa madeira. É depois ver se com o passar do tempo, essa madeira não está a corresponder com o meu gosto musical, ou se apenas quero explorar um novo tipo de som (que também convém para "refrescar" o ouvido) passo para outra madeira.
Se encontrares algo em Birch porreiro já sabes quem avisar