Ver Mensagem
Não lido Ter, 1 de Março de 2011   #32
Ryuzaky

Membro desde: 22-Abr-2009
Local: Porto
Ryuzaky será famoso em breve
Re: Drumdial / Drum Dial ('afinador') feito em casa (alguem consegue fazer / alguém já fez

Citação:
Mensagem Original de Miguel Martinho Ver Mensagem
O ideal seria arranjares um afinador de alguma marca emprestado e assim poderes comparar com o teu, só para verificares se está realmente calibrado.

Ryuzaky
Os afinadores são bastante fiáveis, bem mais que o ouvido. O ouvido serve como analisador final como forma de verificarmos se gostamos ou não do som depois do uso do afinador.
O afinador é uma ferramenta muito usada pelos bateristas, da mesma forma que existem afinadores para piano, para guitarra, etc., etc.
Eu referia-me principalmente à questão dos harmónicos, nem sempre temos de ter as mesmas tensões em todas as regiões de afinação por causa dos harmónicos. Essa é a parte essencial da afinação, pode facilitar o trabalho ou ajudar a uma aproximação da afinação, mas lá está essa parte final acaba por ser a essencial.

Quando tinha aulas de bateria, lembro-me de um dos meus professores em particular menosprezar o uso de afinadores nesse sentido. Talvez o tenha entendido mal, mas faz algum sentido.

Os outros instrumentos parecem-me particularmente diferentes, para além de usualmente serem ferramentas digitais, que medem a frequência(que constitui o som) e não a tensão. A tensão está relacionada com o som, mas não é o som.

Sempre tive tendência a subvalorizar os afinadores, já experimentei um Tama qualquer e não me deu 90 euros de ajuda. ehehe
Ryuzaky não está cá agora...   Citar esta Mensagem