Citação:
Mensagem Original de Punksongsdrummer
Que confusão!
Vamos por partes: Guitarra electrica é só uma e ponto.
Agora, dentro de uma banda, se houverem 2 guitarristas, um assume o papel de guitarrista rítmico, isto é, mantem-se sempre ou quase sempre em acordes de ritmo, não se "aventura" nos solos pois a outra guitarra, assume a função de solista (quando há solos na música é ele que o faz).
Quanto à tua pergunta, não o baixo não pode nem deve ser substituido por uma guitarra (a fazer ritmo). O baixo é fundamental e indispensável para o funcionamento da parte rítmica a par com a bateria ... às vezes não damos importância a este instrumento mas ele está sempre lá a dar o seu toque e se o retirarmos a diferença é total. Basta observarmos o Jazz, Bossas-novas, p. ex., o baixo é o presente ... Muitas dessas bandas não têm guitarra nem interessa.
Portanto, nenhum instrumento deve ser substituido por outro. Todos desempenham o seu importante papel dentro de um conjunto.
Logo tenham a tarefa ardua ou não (depende) de arranjar um baixista, já que não convencem nenhum dos 3 guitarristas a mudar. O problema que futuramente poderá surgir pode ser que com a entrada do baixo, não fazer nexo (e não faz) manter os 3 guitarristas. 1 terá de sair.
Abraço.
|
Hum....
Podes dar uma vista de olhos no tópico do Stanton Moore e reparar que o seu trio não tem baixo, estando a parte rítmica encarregue ao hammond b3.
Concordo que seja pouco ortodoxo abdicar do baixo numa banda e uma guitarra rítmica não o irá substituir... mas não existe limites para a criatividade! é uma questão de experimentarem e ver o que saí...
Obviamente que "o espaço" de cada uma das guitarras terá que estar muito bem delineado!