Achei por bem deixar este tópico "desenrolar" antes de mandar a minha posta de pescada...pois a minha pergunta seria:
"Existe forma de diferenciar o mau uso de defeito de fabrico?"
Já existe algumas respostas que apontam para essa possibilidade e partindo do principio que sim...considero que deve existir garantia nos pratos novos.
Um prato rachado geralmente se deve:
-A uma utilização inapropriada do modelo em causa,
-À má utilização do mesmo,
-À má abordagem do baterista,
Isto tudo aliado a um uso intensivo...
Falo por mim, que não me incluo em nenhum dos parâmetros acima descritos e nunca parti um prato na minha vida.
É verdade que não os utilizo de forma intensiva, pois sou o que se considera um baterista de fim de semana, mas também não ando em "jantares a luz das velas" e de forma recorrente a dar banho aos meninos...os meus pratos são utilizados no propósito para que foram construídos e não tenho nenhum cuidado exagerado com eles. E como disse nunca parti um prato.
Um dia se acontecer partir um prato, não ponho as mãos no fogo que não seja devido a uma má utilização da minha parte, mas neste momento deduzo que se tal acontecer será devido a um defeito do mesmo e ficaria lixadissimo de não poder accionar a sua garantia porque existem meninos que papam pratos ao pequeno almoço.
Não existe forma de escrever este assunto com paninhos quentes, por isso aqui vai de forma directa:
As constantes desculpas que vejo de partirem pratos porque tocam estilos musicais pesados na minha opinião não pega.
É verdade que nunca vi um baterista de metal, punk-rock,etc.. a fazer cocegas a pratos, mas ja vi bastantes vezes bateristas de jazz a atacar pratos com uma agressividade descomunal e não os partem porquê? para mais estes gajos utilizam pratos (geralmente rides) de 1000euros para cima...
Os pratos não partem devido ao estilo musical, partem devido as razões que referi acima, independente do estilo do baterista.
No entanto é verdade que nestes estilos musicais mais agressivos, por vezes os pratos são atacados de forma constante e intensiva (principalmente os crashes) e com o tempo não irão resistir devido aos ataques constantes quebrarem drasticamente o percurso natural que as vibrações dos pratos devem ter. Por muito boa abordagem que o baterista tenha e por muito resistente que o prato seja, a estrutura deste acabará por ceder devido a ser antinatural na sua essência utilizar um(qualquer) prato desta forma.
Mas aí eu pergunto, o que estavam a espera? e porquê a admiração de o prato partir?
Queria destacar uma frase neste tópico (do Nelson Carreira):
Citação:
Além disso, bateristas que partem pratos a maioria das vezes fazem-no recorrentemente... estranho não? É muito azar os pratos com defeito irem ter ser às mesmas mãos, ou não acham?
|