Assunto: Baquetas e Rides
Ver Mensagem
Não lido Qua, 13 de Abril de 2011   #5
miguel ralha
 
Membro desde: 12-Mar-2007
Local: Porto
Mensagens: 340
miguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixemiguel ralha é mesmo fixe
Re: Baquetas e Rides

Olá Sixxen. Para além do material de que são feitas, há outra coisa fundamental a ter em conta quando escolhes as tuas baquetas: é a forma da cabeça: já viste que existem cabeças esféricas, em forma de lágrima, tipo "barril", etc.
A importância disto é que é a ponta da baqueta que toca nos pratos e nas peles e conforme o seu formato assim será a superfície que vai fazer esse contacto. Numa ponta esférica, por exemplo, a superfície que entra em contacto com os suportes é sempre a mesma (é a linha da tangente) independentemente do angulo de ataque. Já numas baquetas com a ponta em forma de lágrima, ou gota se preferires, tens a hipotese de variar a superfície de contacto alterando o angulo de ataque, obtendo assim timbres muito diferentes.
Se reparares nos modelos 5A, normalmente têm uma forma de barril, com uma grande superfície recta que entra em contacto com os suportes. É graças a essa superfície que estes modelos têm normalmente uma grande projecção do som, em termos de volume, e pouco controlo de timbre.
Faz experiências com vários tipos de pontas diferentes, tenta vários angulos de ataque com cada uma e vais acabar por encontrar o "teu" som.
espero ter sido útil, mas se precisares de mais alguma dica que eu possa ajudar apita, ok?
Abraço

P.S. Vi um comentário atrás dizendo que nas peles não se nota a diferença do som das baquetas, mas isso resolve-se habituando mais o ouvido, ouvindo com mais atenção e experimentando bem. Alteram, e muito, claro!
miguel ralha não está cá agora...   Citar esta Mensagem