Citação:
Mensagem Original de bassdrum
alguém te explicou porque é que o japão foi o único pais a ser evadido pelo tsunami??
|
ahm, acho que isso está errado....segundo ouvi dizer, a América, em parte, também foi "evadida" pelo tsunami....no entanto, a força das ondas era tâo pouca que praticamente não se notou lá, na América, mas foi lá ter...
Quanto às ondas de um tsunami irem num raio de 360º, é realmente mentira...o que acontece num tsunami é a libertação de uma força que se vai acumulando aos poucos (as placas tectónicas estão constantemente a sobrepor-se, embora lentamente. Veja-se, por exemplo, os Himalaias. Se fores ver registos antigos (100 anos, por exemplo) da altura dos Himalaias e comparares com os mais recentes verás que aumentou a sua altura. No entanto este aumento de tamanho não se verifica a olho nú/a curto prazo, leva muitos anos. Para a ocorrência de um tsunami o que acontece é que, como em muitos casos uma placa tectónica se afunda por debaixo de outra, a que fica por cima por vezes não consegue "deslizar", indo também descendoe acumulando pressão (i.e., o continente ou países junto a essa movimentação das placas vai-se afundando no mar pouco a pouco), até que, de repente, a pressão que se vai acumulando é libertada). Quando a libertação desta força ocorre, a placa que estava por cima faz com que a àgua seja empurrada com grande força. Como esta placa tinha vindo a afundar-se, quando ocorre a libertação da força dá a ideia de recuo da água, mas, no entanto, o que ocorre é que essa placa tectónica fica mais alta rapidamente.
Devido a isto era de pensar que o tsunami se iria verificar mais na zona que está do lado para onde a águra foi "empurrada", mas isso não ocorre, pois a onda vai perdendo força à medida que avança, sendo notado mais o aumento de água na zona contrária à que a água foi empurrada.