Re: S.P.A.... o que é que pode fazer por mim ???
Eu estou inscrito na SPA.
Basicamente após o valor de inscrição (salvo erro 150€) pagas um valor simbólico por cada música que registas. Precisas de documentação harmónica e melódica do teu original, e podes com isto registar no teu nome ou adicionar colaboradores que também estejam registados na SPA.
A SPA é uma entidade que não assegura o teu original, não anda à caça de ninguém. Ou seja, toda a gente tem liberdade de pegar no teu trabalho e toca-lo onde quiser, e até de gravar um CD com aquilo. Simplesmente, se isso acontecer tu tens um argumento Judicial em como tens os direitos da tua música registados na Sociedade Portuguesa de Autores. Se diz na SPA que tu no dia x registaste o tema y que corresponde à linha melódica do tema dos novos artistas W então a nível judicial vais ter vantagem, porque estão a imitar-te, a plagiar algo que já estava registado.
Ou seja, a SPA não é tipo polícia, não te vai telefonar a dizer "olha, vi uma coisa na rádio que é parecida à tua música". Simplesmente é uma segurança, se acontecer apresentas os documentos em como a música é tua e está tudo resolvido. Daí ser importante bandas de originais terem a sua conta, ou artistas terem a sua conta, porque se não há registo, alguém ouve a tua música, copia e regista primeiro, então é como se aquela música sempre fosse do artista que a copiou. Não tem qualquer valor as provas que possas ter em como foste tu que a criaste...registaste primeiro, é teu!
|