Pessoal do stick
Olá a todos os companheiros bateristas
É com muito gosto que me associo a esta comunidade de bateristas.
O objectivo é poder partilhar as minhas experiências assim como poder tirar partido de algumas dúvidas que, apesar da minha experiência, continuam a existir na minha condição, sim porque as dúvidas são o meu desafio enquanto músico/baterista e fazem parte da minha evolução.
Estou sempre a aprender, este é o meu lema.
Abraços e disponham
Samuel
Bem, seguindo a sugestão do pessoal, aqui vai uma breve descrição de como começou o meu gosto pela bateria e alguns detalhes do meu percurso como músico...
Foi de certa forma muito cedo, o meu pai já tinha essa paixão pelo instrumento e pela música Jazz e tocou em algumas bandas, não como profissional mas com uns amigos, a tocar standards de Jazz, e falava-me de cromos como Joe Morello, Max Roach etc.
Depois por coincidência um vizinho meu tinha e tem uma loja de instrumentos a antiga e famosa Gouveia Machado na rua de São José e costumava levar-me com ele, bem o paraiso, baterias, pianos, guitarras, enfim era a loucura para um puto de 9, 10 anos!!!!!!
Nessa altura ficou só mesmo pela desbunda.
Aí por volta dos 14 é que comecei mesmo a ter a cena pela música, ir aos gigs, sim o meu primeiro foi aos 14, Iron Maiden no Dramático de Cascais.
Talvez por influência do meu pai era mesmo a bateria que me despertava maior interesse e as minha pernas eram o meu Kit. Foi então que sugeri ao big boss lá de casa se ele não queria oferecer uma batera, e ele na boa.
Ofereceu-me uma tarola Rogers com a promessa de me ir comprando aos poucos o resto. Bem só uma tarola era um cagarim que a minha mãe até se passava e eu frustrado porque era só uma tarola. Entretanto fiquei por aí, até que aos 17 fui convidado para tocar numa banda lá da escola, como o meus amigos viam-me sempre a bater nas pernas achavam que eu tocava mas o que é certo é que quando me sentei saiu logo beat. Foi fixe!!!!!!
Costumava ir ao Rock Rendez Vous ver umas bandas e uma delas era os Kú de Judas(Ribas e companhia), passado um tempo o Ribas depois de uma temporada na Alemanha e com os KdJ já extintos, decidiu formar uma banda nova e andava pelo bairro de Alvalade a perguntar se alguém conhecia algum baterista até que alguém sugeriu-lhe um puto do bairro que dava uns toques, moi même!!! Tinha eu 18 anos e assim foi, encontrei-me com o Ribas e lá fomos para a Senófila(sala de ensaios). E assim nasceram os Censurados e eu encontrei o meu futuro e a minha verdadeira paixão por este enome instrumento.
Por vezes perdemos tempo com coisas que não interessam e deveria ter começado os meus estudos de música mais cedo, ou não!!!! se gostam deste instrumeto vale a pena o esforço e dedicação porque é preciso muiiiiitaaaaaa, um passo de cada vez!!!!!!!
Concordo com o facto de ter começado como auto didacta tenha de certa maneira influenciado a minha forma de tocar mas, teria ajudado se tivesse tido umas lições assim aos 14 quando tive a minha primeira tarola. Interrogo-me várias vezes se teria mantido a minha identidade, não sei porque não tive essa experiência, é tudo relativo o importante é se existe essa dedicação é nunca desistir.
Só mais tarde fui estudar bateria, primeiro no Hot clube de Portugal, depois fui para Londres tocar com os Kick Out the Jams (ex Heróis do Mar, LX90) e tive aulas particulares com John Taylor. De regresso a Portugal toquei com os Sitiados, Megafone, Lulu Blind, TIM a solo nos 2 primeiros discos, Wordsong, Flux, Rádio Macau, Mark Lewis & the standards (Nuno Rebelo, Vitor Rua, Alex Cortez) entre outras participações. Depois concorri a uma bolsa da GDA(sugiro que se inscrevam porque defende os direitos conexos) para ir estudar para Londres para a Drumtech e que me foi concedida. Finalizei os meus estudos e fiquei por lá mais uma temporada onde toquei com Billy Franks e os The Hateful.
Abril 2010, regresso a Portugal, e neste momento estou a tocar com A Naifa e outros projectos ainda na fase de produção.
Pessoal espero não vos ter dado uma grande seca com esta minha (breve) conversa!!!!eh!!!eh!!!!
Para finalizar, dêem-lhe com alma!!!!!!!!!!!!!!
Abraços
Samuel
Última edição de Samuel Palitos : Qua, 15 de Junho de 2011 às 21:27.
|