A meu ver, hoje em dia, para o pessoal dos bares, o melhor é o que for mais barato. Ainda há dias eu e a minha banda recusámos tocar num bar porque o pagamento que nos queriam fazer era, e passo a citar: 'umas bebidas à borla'. Ao que eu educadamente recusei.
Nem eu nem a minha banda somos grandes estrelas do mundo da música, nem demos assim tantos concertos para justificar pagamentos exorbitantes, mas tocar a troco de 'umas bebidas' pra mim não dá, não só porque não bebo quando vou tocar, mas também porque o meu carro não funciona a álcool e o meu estômago não se contenta apenas com líquidos. Pra mim desde que paguem a deslocação e o jantar já aceito, também dependendo do local, claro.
Eu toco por gosto, mas ir tocar a terras desconhecidas, em bares desconhecidos, com clientela desconhecida (se tiver muita clientela) e só me pagarem bebidas, é estar-me a prostituir. Isto porque depois também se ganha a reputação de 'banda que toca a troco de umas bebidas' e depois deparamo-nos com outros bares onde oferecem a mesma coisa, justificando que outras bandas já aceitaram tocam nestas condições.
Nós também pedimos um cachê de 200€, como somos 6 elementos também não é assim tanto para cada um. Mas, mesmo assim, o que mais nos tem calhado hoje em dia é ganhar parte do consumo obrigatório que os clientes pagam, ou seja, quanto mais clientes, mais se ganha. Não digo que seja a forma mais justa para as bandas, mas é melhor do que umas bebidas à borla.
Acho que é importante as bandas se imporem. Se ninguém aceitasse tocar a troco de nada os bares tinham de ir buscar bandas a algum lado e acabar por pagar. Para mim lá porque uma banda é recente não é sinónimo de não pagar. Nós, no nosso primeiro concerto, recebemos 90€. Não é grande coisa, mas pagou deslocação e jantar e ainda sobrou. O dono do bar gostou de nós e agora tocamos lá várias vezes. Mais importante que tudo é o pessoal que está a começar não aceitar borlas. É certo que se tem que começar por algum lado, mas pagar para tocar não me cabe na cabeça.
Para um bar não custa nada cobrar as entradas, nem que seja só 1€ por pessoa. Basta saber negociar. Caso não sejam flexíveis, é rejeitar. Mais tarde quando quiserem vos quiserem lá, em vez de pedirem 200€ pedem 300€