Ver Mensagem
Não lido Qua, 16 de Novembro de 2011   #1
Tomcat

Membro desde: 20-Fev-2008
Local: Ilhavo/Lisboa
Tomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixeTomcat é mesmo fixe
Anuncios Classificados no site olx.pt - tentativa de fraude: alerta a quem vende

Boa tarde malta.

Quero-vos dar a conhecer uma tentativa de fraude de que fui alvo, com vista a evitar que alguém menos atento caia.

Como sabem, tenho a bateria à venda no fórum e no OLX, e obtive uma proposta de compra estrangeira, duma suposta senhora Mrs.Matilde. Até aqui tudo bem, troca de mails, o pagamento seria por Paypal, ela encarregar-se-ia das despesas de transporte, e a transportadora levantaria a mercadoria cá.

A partir daqui, recebo um email da (suposta) transportadora, de endereço pashahawaii-transportlines@officeemail.net (anexo1), a confirmar a minha morada para cálculo de custos de transporte - esta empresa de transportes existe mesmo, mas segundo o site, faz transportes de cargas entre USA->HAWAI (Pensei eu: a gaja é do Hawai..). Depois disto, envio o pedido de pagamento por paypal de 1300€ para a compradora. De seguida, recebi um mail “dela” em como o pagamento já não era possível ser feito por paypal, e a pedir-me o NIB/IBAN para que o montante fosse transferido através do banco RBC Royal Bank of Canadá – serviço Wire Direct Transfer - este serviço existe especificado no site do respectivo banco. Foi então que recebi um mail do tal banco (pdf em anexo), de endereço service@rbcinternationaltransfer.com a confirmar a transferência de 2000€ para a minha conta, descriminando o item da compra, o montante a transferir, os portes de envio, os dados da compradora, a transportadora e a conta a creditar.

Neste mail do banco, a indicação era que o dinheiro estaria disponível para ser creditado no destinatário (eu) passados 2-3dias. No entanto, por motivos de segurança para o comprador, só seria creditado após o envio do montante dos portes de mim directamente para a transportadora, via Western Union, e envio do comprovativo da Western Union para o referido banco (ou seja, a compradora cobria-me os portes, daí os 2000€ - a bateria custa 1300€ - mas eu teria que enviar a quantia dos portes para a transportadora, para que os 2000€ possam ser creditados na minha conta – 1ª Desconfiança). Feitas as contas: 1400€ da bateria + 550€ de portes + 50€ para gastos com a Western Union que eu ia ter ao enviar o dinheiro, o que faria os 2000€ que depois haveria de receber (2ª Desconfiança – eu pedi 1300, ela ofereceu 1400? Quando a esmola é muita...pensei eu). Para além de que, porquê ser eu a pagar à transportadora e não ela directamente? (3ª desconfiança).

Juntando as peças, o agente da Transportadora a quem eu deveria enviar o dinheiro era do Tennessee (via western union, onde só necessito de um nome e cidade), ela de Illinois (dizia no mail do banco), a transportadora é do Hawai, o banco é do Canadá. Até quem assina o mail do banco tem uma fotografia cujo link a vai importar a um site duma firma do Alabama, mais concretamente ao Presidente desta, que nada há-de ter a ver com o RBankC. A somar, um olhar mais atento nos mails da Sr.Matilde, como nos mails do banco e transportadora, nota alguns erros mínimos de inglês e expressões menos comuns. (4ª desconfiança)
Além de tudo, este serviço do RBankC tem um limite máximo de transferência de 2500$ canadianos. (2000€=2765$CAD...) (5ª desconfiança)

No fim de tudo isto, enviei um mail ao serviço de detecção de fraudes do mesmo banco a relatar a situação, o que imediatamente me confirmaram a falsidade de tal transferência afirmando ainda que é muito comum pessoas que foram alvo do mesmo pedirem explicações ao banco do porquê o dinheiro não lhes caír nas contas. Não cai porque não existe transferência.

Conclusão: com vista a ganharem 550€, os gajos têm capacidade de enviar mails com o domínio de transportadoras e bancos, com um aspecto autêntico e fidedigno, oferecendo pagamentos rápidos duma forma bastante persuasiva e educada. Há que ter em atenção: pagamento 1º e envio da mercadoria depois. sempre! Ou então pagamento no acto de entrega! Além disso, os bancos não actuam como intermediários.

Apesar de muitos pormenores não encaixarem e, contados desta forma, a falsidade estar de caras (quem lê isto assim pensa “só quem é cego é que não vê fraude nisto!”), na distracção do dia-a-dia, podem muito bem passar ao lado de um gajo menos atento ou mais atarefado.
Muita atenção pessoal.

Edit: enquanto escrevia, recebi outro mail in english de um Charlie muito educado a perguntar se ainda tenho o material para venda, porque está muito interessado… que coincidência…

Abraço.
Imagem Anexada
File Type: jpg Image.jpg (73,4 KB, 114 leituras)
Ficheiros Anexados
File Type: rar Gmail - ____ROYAL BANK OF CANADA DIRECT FUND'S PAYMENT TRANSFER____.rar (359,2 KB, 31 leituras)