Re: Já aconteceu convosco?
Tu quando tocavas na electrónica tocavas com auscultadores ou também com a coluna?
A minha opinião sem grandes factos científicos, apenas por experiência:
O tempo que o som demora a percorrer entre a coluna e os teus ouvidos é imediato, o som propaga-se a mais de 300 mts por segundo (fonte Wikipedia). Há sempre um periodo de tempo, mas é tão pequeno que não notas diferença (estamos a falar de algo tipo milésimas de segundo para meia dúzia de metros). Ou seja, mesmo que toques atrasado por causa disto não irias notar porque a diferença não é notada pelos humanos (só por máquinas e já em alta análise) - ou seja, não é esta a razão certamente
A grande diferença entre tocar com auscultadores e pela coluna é que pela coluna acabas por te preocupar em conseguires ouvir tudo, ao passo que com o uso de headphones não porque tens ali tudo sem a barreira sonora da bateria na frente.
O atraso que falas pode ser provocado porque com a coluna tens de "ouvir à frente" para tocares sem ser de cabeça e isso pode por vezes atrasar-te porque certamente tens a tendência de volta e meia ouvires com mais atenção a coluna para ver se estás no tempo. Quando fazes isto vais atrasar-te na bateria.
Pelo menos comigo passava-se isso quando fazia isso na acústica. Por isso, playalongs e metronomos, nada melhor que o uso de auscultadores porque ouves tudo sem preocupações de saber se "estou no tempo?! deixa lá ouvir a coluna" (e aqui sais do tempo).
No entanto, se usavas o mesmo método na electronica que usas na acustica, então pode ser simplesmente o facto de precisares novamente de algum tempo para te adaptares a tocar em acusticas, porque há diferenças entre electronica e austica no que toca a tocar nelas.
Última edição de Miguel Martinho : Dom, 8 de Janeiro de 2012 às 14:32.
|