Re: a MISSOM está louca !!! e eu fiquei parvo !!!
Não, não dou na cabeça a ninguém! cada empresa saberá da sua vida e eu para juiz tenho pouco jeito.A minha postura é a seguinte:
Há anos que vários músicos me têm pedido para fazer aros, tarolas, e até baterias. Nunca me meti nisso porque achei que não tinha nada a acrescentar ao que havia já feito por outros se calhar com melhores meios.
Entretanto, e calhando numa boa altura, aparece o Sérgio Silva com uma ideia para uma tarola, quando eu estou a construir uma série de wood-drums. Não é tarde nem é cedo: Vamos aplicar esta técnica que eu domino para fazer uma tarola.
A partir daqui, na minha optica só faz sentido construir uma tarola excelente, usando para tal todos os meios que estão ao meu alcance: óptimas madeiras, uma oficina bem equipada e uma equipa de artistas excelentes a trabalhar comigo.
A diferença entre as tarolas que agora estamos a fazer e as que tenho visto é principalmente que as minhas são acabadas e regularizadas no torno. Mas eu tenho um torneiro com 45 anos de experiência!!! Eu fiz dezenas de tambores de madeira afinados por nota para várias orquestras e grupos de percussão da Europa. Eu tenho um stock de madeira escolhido por mim tábua a tábua, madeiras com 50 anos de secagem. Então, achei que chegou a altura de poder aventuar-me a produzir tarolas. Não sei até onde vou conseguir chegar, mas o que procuro é a excelência.
Nunca baseei os meus cálculos em especulação: a matéria prima de uma tarola que faço custa 300,00€, e o stock é limitado para algumas madeiras. Cada tarola leva dois dias de trabalho de um artífice qualificado (como poucos). Acrescentem custos de uma oficina e impostos e façam contas.
Claro que eu poderia entrar numa de tipificar processos, usar madeiras mais baratas, etc. etc, e produzir tarolas muito mais baratas! Mas...para quê? Isso já vocês têm!!
É preciso ter dinheiro para comprar uma tarola por 700 ou 1000 euros. Pois é, sem dúvida. A minha única preocupação é que valha a pena gastar esse dinheiro, e por isso há que experimentá-las, avaliá-las, amá-las...e comprá-las.
|