Lu, claro que tem a ver com Android! A partir do momento que a Google deixa que o seu OS seja moldável por qualquer marca há um erro estratégico nisso tido.
Bluetooth obedece a normas standardizadas, daí ser reconhecido por qualquer OS.
A base do Android é Linux, e o Linux reconhece tudo e sem precisar de instalar drivers.
Aliás, reforço que é erro porque a própria Google já reconheceu que deu liberdade a mais e agora aos poucos vai fechando o seu OS.
Tanto é que a Google vai comprar a Motorola para poder lançar o SEU OS no SEU equipamento de forma a poder actualizar e manter o OS estável sem que coisas básicas sejam retiradas de forma a poder dar dinheiro aos construtores em acessório (sim, uma pen 3G para este tablet custa 50 euros).
O facto de não reconhecer redes adhoc é problema Android e não do hardware. O WiFi está lá, mas o software não o reconhece, e isto acontece não só no meu tablet porque malta com tlms android tem o mesmo problema.
E tanto WiFi como Bluetooth não requer processadores potentes. São coisas básicas

O tablet que tenho tem o hardware necessário para a versão em causa.
O facto de programadores de apps abandonarem o Android não é problema de hardware, é problema do sistema operativo.
Eu não sei se o Windows é melhor que o Android porque ainda não testei. Mas neste momento sei que coloquei de parte o Android e vou experimentar o Windows quando puder.
Mas enquanto isso, prefiro ficar com o meu "velho" Nokia Symbian que faz o que eu quero da forma que eu gosto.
EDIT:
e estas minhas "queixas" são comuns. Basta fazer uma pesquisa pelos foruns de telecoms para se perceber que estas preocupações são frequentes.
Já agora, o Android 4.0 já tem multi-user? Se não tem continua a ser um problema (descobri que os iPads tb não têm e a malta queixa-se do mesmo).