Re: Tama Silverstar
Imaginemos que fabricamos um produto de qualidade, com a nossa mão de obra, supervisão e know-how...
Com o objectivo de aumentar a margem de lucro fazemos um sub-contrato a uma empresa Chinesa e a partir desse momento o produto passa a ser construído por trabalhadores sem nada do que referi anteriormente e apenas protegidos pelos processos mecanizados das linhas de montagem... para mais as condições de trabalho dessa empresa a que fizemos o sub-contracto são deploráveis e os trabalhadores bastante mal pagos, etc...
Acham que o produto final é o mesmo?
A Ddrum viu a sua reputação no mercado arruinada por um politica idêntica em que lançou para o mercado baterias muito abaixo da qualidade esperada... Apesar de aparentemente estabilizada e para isso durante uns largos meses teve que cortar o fluxo de baterias para o mercado o que precipitou os tempos de espera para algo digno de uma opção custom... dificilmente irá recuperar essa reputação num futuro próximo...
A Yamaha entre 80's e 90's (não sei bem as datas ao certo, mas vou pesquisar) teve prejuízos históricos por politicas idênticas o que precipitou a profissionalização do sector de bateria e percussão ao nível dos outros sectores em que está inserida no mercado. A longo prazo e apesar de ter uma politica de menor margem de lucro, transformou a marca na mais profissional e competente no mercado comercial de baterias da actualidade e isso nota-se na qualidade dos produtos que lança para o mercado.
O produto final nunca é o mesmo....
Para estar certo do que estava a falar, fiz uma pesquisa antes de escrever este tópico e tenho que fazer um pedido de desculpas por algumas coisas que referi e não são verdade...
Primeiro que tudo a Pearl também colocou as suas gamas altas em Taiwan tal como o Xines tinha referido e contrariando o que eu disse!
A Tama não fez um sub-contrato a uma fabrica da China, mas sim passou todo o seu processo para este País adquirindo uma fabrica própria... Ou seja, o supervisionamento continua sobre a alçada da marca.
Devido ao numero de queixas dos clientes a Starclassic Bubinga Elite e Omni-tune voltaram a ser construídas no Japão e foi isso que fez os preços desta gama dispararem. Eu tinha referido esta subida de preços como uma politica da marca mas estava enganado!
Agora vem a outra parte... mesmo sendo a fabrica na china da própria Tama, e apesar de não ter encontrado nada a um nível tão grave que colocasse em causa a qualidade sonora das baterias da marca, afinal sempre existiu queixas sobre a qualidade dos acabamentos e foi essa a razão do porquê dos acabamentos da Starclassic Maple e Birch se terem tornado mais simples...
Afinal, mesmo sendo a fabrica da Tama o produto baixou de qualidade ainda que apenas em pormenores!
O elevado numero de queixas pelo facto de a marca ter as suas gamas altas fabricadas na china obrigou a marca a optar pelo retrocesso na politica prevista.
Afinal não é apenas conversa minha aqui no fórum...
Quando se fala numa aquisição de uma topo de gama e se esta disposto a largar essa quantidade de dinheiro, espera-se um nível de serviço premium e tudo o que dele advém...
Afinal existiu tanta gente com a minha opinião que obrigou a marca a mudar a sua politica!
Não vou colocar aqui links por respeito ao fórum... mas o tópico da Tama no Drummerworld e o próprio o fórum marca são uma boa opção para pesquisar sobre este assunto.
Cumprimentos