Boas,
universidade é universidade. tens outros metodos de ensino, tens outras instalações e outros recursos.
anterior a bolonha, nos politecnicos tinhas apenas bacharelatos, agora com bolonha o que tu tiras num politecnico é uma licenciatura, normalmente 3 anos. mas tambem hoje em dia uma licenciatura e vista como um bacharelato e uma licenciatura um pouco como mestrado.
por exemplo nas engenharias e falo de engenharia civil no IP de leiria, antes de bolonha a licenciatura eram 5anos e o bacharelato 3anos. agora com bolonha ja nao existe bacharelato, e a licenciatura passou de 5 para 3 anos. ou seja o que aprendias em 5 agr é em 3

mas tbm tu agora com essa licenciatura de 3 anos, nao es reconhecido pela ordem dos engenheiros!!!!!!! ou seja nao es engenheiro! no fundo és o chamado "engenheiro tecnico".
para seres reconhecido tens de tirar o mestrado. coisa que PENSO, nao tenho a certeza, nao existe nos politecnicos!
Cada vez mais na escolha do curso e importante ver a graduação que terás apos o curso.
Eu entrei este ano na universidade, estou a tirar Engenharia Aeronáutica na Universidade da Beira Interior, o unico sitio no pais onde ha este curso, e sao 5 anos, ou seja com mestrado integrado!!!
Eu quando me candidatei so optei por cursos com mestrado integrado, ou seja nao sais como licenciado em engenharia mas sim como mestre engenheiro.
no meu curso, antes de ser reformulado para mestrado em 2006, apenas com licenciatura nao fazias, digamos que quase nada... as cadeiras mais importantes estao no mestrado, e sem isso...
Dai na minha opiniao serem mais importantes as universidades, tens a oportunidade de tirar mestrado integrado, OU apos licenciatura (3anos), imediatamente fazeres mestrado(mais 2 anos).
e claro universidade é universidade, o nivel de professores que tens e muito superior, eu tenho professores que sao referencias nao so nacionais mas tambem a nivel mundial!!! Tenho um professor que é um tola a electronica, publica artigos cientificos, anda sempre em conferencias pelo mundo, e ele explica, ensina que é uma coisa extraordinaria...
Bem espero ter ajudado, isto é uma opiniao minha, claro que podem existir outras eheh.
ja agora estas a pensar estudar o que? que idade tens?
um abraço!