Ver Mensagem
Não lido Sex, 31 de Agosto de 2012   #24
Antonioctd

Membro desde: 15-Nov-2007
Local: Pinhal Novo
Antonioctd está no bom caminho
Re: Desabafo, técnicos de som.

Não sou baterista... Mas vou contribuir,

Após MUITOS stresses e Gigs estragados fiz alguns investimentos, que me custaram mesmo muito a a fazer, e resolvi a situação.

Tenho uma mesa digital com o som das minhas bandas lá gravado como preset! É só fazer pequenos ajustamentos de local para local. E tenho 2 BONS tops (Electro Voice Live X).

Quando vou tocar num bar:

Não quero saber se "Ah, o bar tem PA, não se preocupem com nada e tal...". Para bar, eu tenho som que chegue e com muita qualidade. Digo ao gajo "OK, Então tira o PA do palco para eu ter espaço para montar o meu!" Ponto final!

Quando vou tocar num evento maior mas com empresa de som desconhecida, duvidosa, ou que eu já marquei como "Má"

Sim, eu guardo mesmo uma lista das empresas com que já trabalhei e sei a qualidade habitual das mesmas.

Nestes casos levo a minha mesa digital e os meus micros.
Digo a ele: "Olha, dou-te 2 vias principais para o som da frente e tu das-me as entradas dos monitores para eu fazer aqui o som de palco OK? Só precisas de levantar o volume que eu faço o resto na minha mesa!"

"Ah, e tal, eu é que vim fazer som, trala lá trala lá..."

"É assim, eu venho fazer o ESPECTÁCULO. As pessoas vêm ver-me a MIM! Não me deixas fazer som como eu quero, vou-me embora e pagas-me tu o cachet! OK?"

GIG's em locais grandes em que o som é feito por empresas que sei serem de confiança

Em vez do material de som levo uma grade de minis e vou todo contente