Re: Acabamentos....
Ora bem...hehehe
Só estava a criar um bocado de suspense...
Vamos imaginar que já temos um casco completamente limpo de colas, adesivos,etc..
Resumindo "em cru"....madeira á vista!!
1º - Com uma lixa de água (GRÃO FINO), lixámos a peça toda até começar a aparecer "madeira nova".
2º - Com um pano limpo (se fosse com um compressor de ar, seria melhor) retirámos todo o serrim acumulado no processo de lixamento até estar completamente livre de grãos.
3º - Com outro pano LIGEIRAMENTE HUMEDECIDO de DILUENTE SINTÉTICO, "lavámos" to da a superfície da peça com o propósito de eliminar todas as gorduras e deixar secar em sítio sem poeiras de preferência com as portas fechadas.
Agora o mais importante.
Numa drogaria especializada, comprar:
Verniz Tkrom com a tonalidade Sapelly Brilhante Poliuretanos
Comprar uma trincha de 1/2 por 40mm, preferência Pardal, para esmaltes e vernizes.
Adiante...
4º - Aplicar o verniz directamente na madeira sem ser diluido. Este verniz contém uma substância qualquer que não me vem á ideia, que além de ser eficazmente protector agarra muito bem. Aplicar a 1ª camada em toda a peça e deixar secar.
5º - Depois da 1ª camada seca e bem seca, lixar outra vez com a lixa de água e limpar com o paninho limpo os grãos que se vão soltar do verniz, mas desta vez não se passa o pano com diluente. Por falar em diluente, não usem NUNCA CELULOSO neste trabalho sob pena garantida de estragarem completamente tudo.
6º - Este verniz escurece a cada mão de passagem o que é excelente para fazer aqueles cambiantes claros e escuros que a foto apresenta. por isso proponho 7 a 8 camadas para o escuro e 3 a 4 para o claro, mas como é tão bom podem ser menos camadas atendendo á tonalidade que queremos atingir.
Mais....
Podemos alternar o TKROM com um verniz neutro/incolor camada sim camada não.
7º - Em todas as camadas, tem de haver sempre a operação de lixagem que é para encruar o verniz já seco, de forma a que a camada seguinte tenha base para agarrar.
Este Verniz dá uma tonalidade castanho/avermelhado que se vê muito nos sets.
No caso de se querer tonificar o casco a duas cores, é só traçar a lápiz a medida da tonalidade escura ou clara e....envernizar conforme propus acima. 7 a 8 para escuro, 3 a 4 para claro. Se pretenderem fazer nuances na união das duas cores proponho também:
Quando a última camada estiver quase a secar...passar um secador de cabelo no mais quente possivél ou um berbequim de calor nessa mesma união mas CUIDADO.....ISTO É SÓ PARA ARTISTAS.... hahaha
Ou então...fazer essas nuances mesmo com um pinçel de desenho.....esbater o escuro no claro e vice -versa.
Este verniz é muito espesso por isso espalhar muito bem para que fique uniformemente tonalizado.
Ultimo conselho.....Não diluam o verniz com nada deiam-no conforme se apresenta na lata...
Espero que corra tudo bem e bom trabalho.
Abraço
Última edição de LEONEL RODRIGUES : Seg, 6 de Maio de 2013 às 15:15.
|