Olá Pessoal!!
Lembro-me de ter aprendido umas noções básicas de acústica, não sei se estará inteiramente correcto o que vou dizer, mas não deve de andar longe da realidade

.
dB (decibel) é um número relativo e utilizado para representar relações entre duas grandezas do mesmo tipo. Por exemplo, relações de potências, tensões, correntes electricas ou qualquer outra relação. Sendo assim pode-se aplicar o termo decibel às areas da Fisíca, Electrónica, Acústica entre outras.
Decibel é a razão logaritmica entre duas grandezas. Por esta razão não é uma medida linear,ou seja, por exemplo, um ruído de 20dB não corresponde ao dobro de um ruído de 10dB.
Para medir a intensidade sonora é utilizado o dBA, que mede a relação da intensidade do som produzido (pressão sonora) com a pressão sonora de referência exercida nos nossos ouvidos. o "A" refere-se a um tipo de filtro de ponderação, que leva a ter em conta a não linearidade do ouvido em frequências. Isto quer dizer que não ouvimos todas as frequências com a mesma intensidade, (não é por acaso que os subwoofers são vendidos

) e essa irregularidade do ouvido humano terá que ser compensada de forma a ficar linear.
Para os mais curiosos a seguinte imagem representa o comportamento do ouvido humano.
som.jpg
Só para terminar:
Motor a jacto, a 10 m 150dB
Limiar da dor 140dB
Concerto de Rock 120dB
Trânsito numa via rápida 100dB
Conversação 60dB
Ruído ambiente de escritório 30dB
Respiração calma 10dB
Limiar de audição 0dB
Foi dito anteriormente que um sonómetro mede sempre em dB SPL.
SPL, ou Sound Pressur Level, é a designação dada à pressão sonora de um som. Ou seja é uma variável que depende do tempo e da distância ao local de emissão do som.
Portanto, aplicando o tal filtro de ponderação, conseguimos obter dBA a partir de dBSPL.
Cumprimentos!!
Boas
