ok, resultado de nova pesquisa no google, relativa a todos os tipos de sufixo de um dB.
dB - Abreviação de Decibel igual a um décimo de Bell [de Alexander Graham Bell - Inventor Escocês do telefone e gramofone, entre outros (1847-1922).] É o método preferido de se representar a relação de níveis existentes entre sinais acústicos, eléctricos e electrónicos no campo sonoro. Por se servir de logaritmos, um sistema baseado em potências de 10, tem a capacidade de reduzir grandes valores a números fáceis de visualizar. Por exemplo: em vez de se falar de uma faixa dinâmica com uma taxa de 32000 para 1 pode-se dizer que ela tem 90dB (20 log x/y ou 20log nível1/nível2). Por se tratar de uma relação, não existem unidades em decibéis, tudo é relativo - a um ponto de referência - o 0dB. Conforme a referência adoptada é acrescido um sufixo ao símbolo dB:
0 dBu (Electrónica) - Abreviação preferida para o nível oficial de dB (0.775V); que é uma referência de voltagem igual a 0.775 Vrms. a letra "U" provém de "unterminated".
+4 dBu (Electrónica) - É o nível de referência (zero no VU) para voltagem de sinal em áudio profissional, igual a 1.23 Vrms.
-10 dBV (Electrónica) - É o nível de referência para voltagem de sinal em equipamentos destinados ao mercado doméstico e alguns fabricantes de equipamentos profissionais (p.e. TASCAM), que equivale a 0.316 Vrms. Por ser 2,45 vezes menor que o nível de referência profissional deve se estar atento ao interligar equipamento profissional e doméstico pois este último pode facilmente ser danificado ou saturar e danificar componentes como as caixas de som.
0 dBm (Electrónica) - Abreviação preferida para o nível oficial de dB (mW); um ponto de referência de potência igual a 1 miliwatt. Para convertê-lo a um nível equivalente de voltagem, é necessário conhecer a impedância. Por exemplo, 0 dBm por 600 ohms resulta num nível de voltagem equivalente a 0.775 V, ou 0 dBu (veja-se acima); enquanto que 0 dBm por 50 ohms, por exemplo, resulta numa voltagem equivalente de 0.224 V - uma diferença considerável!
Obs.: Como actualmente a engenharia de áudio se concentra nos níveis de voltagem entre equipamentos ao invés dos níveis de potência, que imperavam na tecnologia empregada no passado, esta antiga convenção do nível de referência de 0 dBm tornou-se obsoleta. Actualmente prevalecem os níveis de referência de +4 dBu, ou -10 dBV.
0 dBr (Electrónica) - Um nível de referência arbitrário dependente de uma referência (r = Re ou referência) que deve ser obrigatoriamente especificada. Por exemplo, o gráfico de uma determinada relação-sinal-ruído pode ser calibrada em dBr, onde o 0 dBr é especificado como sendo igual a 1.23 Vrms (+4 dBu); normalmente chamado de "dB re +4," ou seja, define-se que "0 dBr é igual a +4 dBu."
0 dB-SPL (Acústica) - A pressão sonora RMS expressa em dB com referência a 20microPa (micro Pascais). Representa o limiar da audição na frequência de 1kHz.
dBA (Acústica) - Curva de ponderação na qual o decibelímetro responde de modo análogo ao sistema auditivo humano (questões pontuais de psico-acústica à parte), atenuando as frequências abaixo de algumas centenas de Hz e aquelas acima de 6 kHz.*
dBC (Acústica) - Curva de ponderação na qual o decibelímetro simula a percepção da audição humana em níveis sonoros elevados. É a curva utilizada quando o decibelímetro não prevê uma opção de medição linear.
_________
*a escala dBA não pode ser completamente fiel e linear, uma vez que quando se trata da percepção sonora do ouvido humano, mais o facto de a audição humana ser binaural, trata-se forçosamente de psico-acústica, como tenta expôr este senhor:
http://www.lari.ufsc.br/publicacoes/cipa_268.pdf
e pronto. :D daí o outro gajo dizer que dB A estava obsoleto... é pouco fiável, ao que parece, mas de obsoleto, aparentemente, não tem nada... oh well.